Gestão do conhecimento em uma empresa de tecnologia da informação
Resumo
Diante da globalização mundial de um mercado extremamente competitivo, a Gestão do Conhecimento surge
como importante estratégia de desenvolvimento organizacional das empresas, que qualitativamente trabalham na
construção e reconstrução dos conhecimentos individuais, coletivos e tecnológicos, no gerenciamento cotidiano
de suas práticas empresariais. Assim, aponta-se a temática Gestão do Conhecimento como objeto de estudo deste
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, delimitando as discussões, em âmbito empresarial,
no desenvolvimento de uma pesquisa em uma empresa de Tecnologia da Informação, com o objetivo de descrever
um conjunto de processos relacionados às atividades atribuídas a um cargo dentro de uma empresa de tecnologia
da informação, para que, independentemente do colaborador que ocupará tal cargo, ele consiga executar suas
atividades entregando um resultado com a qualidade esperada pela empresa. Este trabalho tem como metodologia
a pesquisa-ação. Assim, foi realizado um levantamento de informações sobre as atividades que um colaborador
executa na função de Assistente Financeiro, que serviram como base para o mapeamento dos processos (Business
Process Modeling Notation) referentes à cada atividade desta função. Após a conclusão do mapeamento, foi
confeccionado um indicador de aderência à realidade para a análise do material produzido por meio do
mapeamento de processos. Dessa forma, por mais que o material produzido esteja aderente à execução das
atividades executadas na função de Assistente Financeiro, a replicabilidade deste trabalho para os demais cargos
da empresa demanda um estudo mais aprofundado. Contudo, o material produzido supriu as demandas da empresa,
cumprindo com o objetivo geral deste trabalho.