Estratégias para aumento da demanda de uma pizzaria
Resumo
Este estudo foi realizado em uma pizzaria que demonstrou, nos últimos anos, quedas
consecutivas de demanda. Isso motivou o presente trabalho, que tem como objetivo aumentar
e manter alta a demanda da pizzaria em questão, a fim de se aproveitar a capacidade
atualmente ociosa da empresa. Para tanto este estudo visa quantificar os custos variáveis da
empresa, aumentar seu nível interno de serviço e elaborar estratégias de marketing para a
pizzaria. O método de pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação de natureza aplicada,
uma vez que gera conhecimentos úteis que foram aplicados no contexto da empresa, ajudando
a alterar a sua situação anterior. A pesquisa apresenta uma abordagem combinada, a fim de
possibilitar um melhor entendimento do problema que possui situações abrangentes. Na
primeira etapa, o estudo visou determinar a margem unitária de contribuição dos produtos da
empresa, para tanto se utilizou do Método de Custeio Variável. Na segunda etapa, avaliações
foram coletadas e melhorias de baixo custo foram determinadas e implementadas em
sequência. A última etapa consistiu na identificação e aplicação das melhores estratégias de
marketing disponíveis para a empresa. Esta fase contou com sucessivos testes em plataformas
e ferramentas disponíveis. O principal resultado encontrado foi o aumento de demanda da
empresa, porém este trabalho também impactou na cultura e na visão estratégica da
organização.