Surdez no contexto da educação matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangram
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Data
2019-08-27Primeiro membro da banca
Frizzarini, Silvia Teresinha
Segundo membro da banca
Souza, Denize da Silva
Metadata
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A presente pesquisa objetiva investigar a mobilização de registros de representação semiótica relacionados ao conjunto dos números reais, a partir de tarefas realizadas por estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Educação Bilíngue, envolvendo o recurso manipulável tangram. Por essa ótica, a investigação é subsidiada em bases da pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso (YIN, 2005; LUDKE; ANDRÉ, 1987), adotando como referencial teórico os registros de representação semiótica (DUVAL, 2003; 2009; 2011; 2012a; 2012b). A produção de dados envolve observações em sala de aula, a elaboração do perfil de participantes, o desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória e a dinamização de uma Sequência de Tarefas, cujo processo possui registro em vídeo. A sequência, composta por sete tarefas, explora o tangram no intuito de gerar registros figurais das formas geométricas de suas peças, que desencadeiam a mobilização do objeto matemático números reais, quando analisadas relações de área e medidas de lados no recurso didático. Como resultados, destaca-se que as representações icônicas, advindas do tangram, consolidaram a mobilização de outros sistemas semióticos, principalmente representações numéricas em forma fracionária e representações numéricas irracionais. Tais sistemas foram articulados à produção de representações geométricas na reta numérica e representações numéricas decimais, além de representações percentuais para o caso de números racionais. Dessa forma, o recurso contribuiu na aprendizagem de conceitos matemáticos pela possibilidade de acesso permeada por uma diversidade representativa, na qual a Língua Brasileira de Sinais tomou protagonismo. A respeito dessa língua, é possível destacar uma escassez de designações para termos matemáticos, nesse sentido, foram convencionados sinais relativos ao tema de pesquisa.
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