Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorBorges, Cristiane Aita
dc.date.accessioned2021-07-21T18:19:15Z
dc.date.available2021-07-21T18:19:15Z
dc.date.issued2021-07-08
dc.date.submitted2021-07-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21550
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectInterações e brincadeiraspor
dc.title(Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar na Educação Infantil, constituindo-se a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido na turma Pré, nível B, em uma Escola Municipal no Bairro João Goulart, realizado no segundo semestre letivo de 2019, em Santa Maria, RS. Como objetivo geral,buscou-serefletir sobre a importância das brincadeiras e das interações a partir da práticapedagógica no estágio supervisionado na Educação Infantil. Como objetivos específicos, compreender como as crianças, através das brincadeiras e das interações,produzem culturas; e refletir sobre a intencionalidade pedagógica na organização dos tempos e dos espaços para o brincar.A metodologia compõe uma análise crítico-reflexiva a partir das vivências do estágio supervisionado na Educação Infantil. Como resultados, aponto que as vivências com o meio social e cultural que as crianças têm fornecem elementos para compor o cotidiano escolar, tornando-as atores sociais e culturais. Por isso, é importante que a prática pedagógica seja planejada com qualidade, respeitando a realidade das crianças e seus interesses. Os tempos e os espaços que ofertei foram pensados a partir disso, em que ofereci diferentes materiais não-estruturados enriquecendo as interações e as brincadeiras, estimulando as crianças a criarem hipóteses, vivenciarem sua autonomia, potencializando as mais variadas experiências, aprendizagens coletivas e suas diferentes linguagens. O estágio, orientado pela Profª Drª Kelly Werle,foi fundamental, pois é o momento de diálogo entre a universidade e a escola, contribuindo para a construção da docência, possibilitando conhecer e vivenciar as múltiplas relações do dia a dia escolar, colaborando na trajetória de ser e de tornar-se professora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples