dc.contributor.advisor | Flores, Maria Luiza Rodrigues | |
dc.creator | Hofer, Cristina Lima | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T13:22:02Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T13:22:02Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2155 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper aims at analyzing the participation of the educational community in the process of direct election for school Principals in a municipal school in Canoas-RS, raising reflection about the importance of this participation for democratic management. The research method was a case study, based on data collection from structured questionnaires specially designed for participants. They were students, parents, teachers and employees of the school. This study used as theoretical reference principles of Democratic Management from Paro`s (2003), Lück´s (2002) and Ferreira`s (2001) perspectives in accordance to the Fundamental and Guideline Laws for National Education (LDBEN) 9394/96, the Federal Constitution of 1988 and municipal laws. Results are that the participation of the educational commuity in the process of Managers´ selection meets some limitations: a) the Public System desirel to rule the election legalization process; b) the lack of political importance found in the Principals´ position; c) the lack of parents´ participation, which in this case was partial. In this context, we find advances like the interest and desire from students to participate in the process of election and his/her actions, showing what it meant to be a process of democratic management and the natural participation and interest from the parts involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Eleição de diretores | por |
dc.subject | Participação comunitária | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | A participação da comunidade escolar no processo de escolha de diretores: um estudo de caso no município de Canoas/RS | por |
dc.title.alternative | The participation of the educational community in the process of principals´ selection: a case study in Canoas city//RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação da comunidade escolar no processo de eleição direta para escolha do diretor em uma escola municipal de Canoas - RS, gerando reflexão sobre a importância desta participação para o alcance da gestão democrática. A abordagem metodologica escolhida foi o estudo de caso com coleta de dados em questionários estruturados específicos para os grupos de participantes formados por alunos, pais, professores e funcionários da Escola. Este estudo usou como referencial teórico os princípios da Gestão Democrática na perspectiva de Paro (2003), Lück (2002) e Ferreira (2001), em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96, a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica do Município de Canoas. Constatamos que a participação da comunidade escolar no processo de escolha de seus dirigentes encontra algumas limitações: a) na vontade do poder público que rege o processo de legalidade da eleição; b) no conhecimento da importância política que tem um diretor e do seu projeto de trabalho; c) na participação dos pais, que neste caso foi parcial. Neste contexto de limitações, encontramos avanços como o interesse e a disposição dos alunos em participarem ativamente do processo de escolha e nas ações realizadas pelo diretor, demonstrando o que pode e deve ser um processo de gestão democrática e o fluxo natural da participação e interesse entre as partes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |