A participação da comunidade escolar no processo de escolha de diretores: um estudo de caso no município de Canoas/RS
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação da comunidade escolar no processo de eleição direta para escolha do diretor em uma escola municipal de Canoas - RS, gerando reflexão sobre a importância desta participação para o alcance da gestão democrática. A abordagem metodologica escolhida foi o estudo de caso com coleta de dados em questionários estruturados específicos para os grupos de participantes formados por alunos, pais, professores e funcionários da Escola. Este estudo usou como referencial teórico os princípios da Gestão Democrática na perspectiva de Paro (2003), Lück (2002) e Ferreira (2001), em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96, a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica do Município de Canoas. Constatamos que a participação da comunidade escolar no processo de escolha de seus dirigentes encontra algumas limitações: a) na vontade do poder público que rege o processo de legalidade da eleição; b) no conhecimento da importância política que tem um diretor e do seu projeto de trabalho; c) na participação dos pais, que neste caso foi parcial. Neste contexto de limitações, encontramos avanços como o interesse e a disposição dos alunos em participarem ativamente do processo de escolha e nas ações realizadas pelo diretor, demonstrando o que pode e deve ser um processo de gestão democrática e o fluxo natural da participação e interesse entre as partes.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]