dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Hermes, Rosméri | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T14:37:36Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T14:37:36Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2157 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Basic education’s quality is legitimized in legal documents which regulate public
education in different modalities and levels. Thus public school education’s quality is
related to scholar management changes, as well as in the government agencies. Due
to the relation between scholar management and educational management, there is
this monograph. Comprehending the “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade
da Educação3” program managemnt, the work aimed to analyse and discuss
organization and contribution from “Pró-Letramento – Programa de Formação
Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental –
Alfabetização e Linguagem4” course to local scholar practices. In order to achieve
this goal a case study with qualitative approach was chosen. Based on data analysis
and discussion major changes in the learning and children’s development processes
were recognized during the application of this method of literacy, that particularly was
based in theoretical and practical systematization of capacities, knowledge and
attitudes that might be introduced, worked and consolidated in the first three years of
literacy around the distinct axes of Portuguese language teaching. Consequently, it is
possible to understand the urgency in the articulation of continued teacher’s
formation attempting to retrieve all teachers in the same study line. So to
comprehend the needy of linking together scholar management and educational
management is indispensable to corroborate to pedagogical practices changes and
exclusion process overcoming inside schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Alfabetizar letrando | por |
dc.title | Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS | por |
dc.title.alternative | “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação” program and continued teacher’s formation actions in scholar practices: a study case in Arroio do Tigre/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A qualidade da Educação Básica está legitimada nos documentos legais que
normatizam a educação pública nos diferentes níveis e modalidades. Nesse sentido,
a qualidade da educação das escolas públicas passa pelas mudanças no âmbito da
gestão escolar, bem como das Secretarias de Educação. Diante dessa relação entre
gestão educacional e gestão escolar, inscreve-se esta monografia de
especialização. Ao compreender a gestão do programa “Pró-Letramento –
Mobilização pela Qualidade da Educação” objetivou-se analisar e discutir a
organização e as contribuições do Curso “Pró-Letramento – Programa de Formação
Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental –
Alfabetização e Linguagem” nas práticas escolares arroiotigrenses. Para tal, optouse
pela abordagem de cunho qualitativo na qual se encontra o estudo de caso. A
partir da análise e discussão dos dados, pode-se perceber mudanças significativas
nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças/adolescentes que
vivenciaram a proposta pedagógica que consiste em alfabetizar letrando,
especificamente, embasada numa sistematização teórica e prática de capacidades,
conhecimentos e atitudes que devem ser introduzidas, trabalhadas e consolidadas
no decorrer do 1º, 2º, 3º anos iniciais de alfabetização, nos distintos eixos da língua
portuguesa. Dessa maneira, entende-se a urgência em articular cursos de formação
continuada de professores no intuito de resgatar todo o quadro de profissionais
numa mesma linha de estudo. Portanto, compreender a necessidade de ligação
entre a gestão escolar e a gestão educacional faz-se imprescindível para contribuir
com as mudanças nas práticas pedagógicas e com a superação dos processos de
exclusão existentes dentro das próprias instituições escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |