Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
Resumen
A qualidade da Educação Básica está legitimada nos documentos legais que
normatizam a educação pública nos diferentes níveis e modalidades. Nesse sentido,
a qualidade da educação das escolas públicas passa pelas mudanças no âmbito da
gestão escolar, bem como das Secretarias de Educação. Diante dessa relação entre
gestão educacional e gestão escolar, inscreve-se esta monografia de
especialização. Ao compreender a gestão do programa “Pró-Letramento –
Mobilização pela Qualidade da Educação” objetivou-se analisar e discutir a
organização e as contribuições do Curso “Pró-Letramento – Programa de Formação
Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental –
Alfabetização e Linguagem” nas práticas escolares arroiotigrenses. Para tal, optouse
pela abordagem de cunho qualitativo na qual se encontra o estudo de caso. A
partir da análise e discussão dos dados, pode-se perceber mudanças significativas
nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças/adolescentes que
vivenciaram a proposta pedagógica que consiste em alfabetizar letrando,
especificamente, embasada numa sistematização teórica e prática de capacidades,
conhecimentos e atitudes que devem ser introduzidas, trabalhadas e consolidadas
no decorrer do 1º, 2º, 3º anos iniciais de alfabetização, nos distintos eixos da língua
portuguesa. Dessa maneira, entende-se a urgência em articular cursos de formação
continuada de professores no intuito de resgatar todo o quadro de profissionais
numa mesma linha de estudo. Portanto, compreender a necessidade de ligação
entre a gestão escolar e a gestão educacional faz-se imprescindível para contribuir
com as mudanças nas práticas pedagógicas e com a superação dos processos de
exclusão existentes dentro das próprias instituições escolares.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]