Análise crítica de gênero do Enem de língua inglesa
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Data
2020-02-17Primeiro membro da banca
Tomitch, Lêda Maria Braga
Segundo membro da banca
Pinton, Francieli Matzenbacher
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho enfoca a análise do gênero teste de leitura em Língua Inglesa (LI) a
partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Gêneros (ACG)
(MOTTA-ROTH, 2006; 2008a; 2008b). Mais especificamente, o escopo do estudo é o
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um exame brasileiro utilizado como critério
de ingresso em universidades e para participação em projetos que facilitam o acesso
ao Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o
Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Dada a sua importância nacional, há
estudos recentes acerca do ENEM nas áreas de Matemática (CAPELLA, 2018), de
Biologia, Física e Química (RODRIGUES, 2018; SILVA; SOUZA, 2018), e de Língua
Estrangeira (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; AZEVEDO et al., 2018;
OLIVEIRA, 2019). Porém, dentre os estudos na área de Linguística, não há estudos
que analisem o ENEM como exemplar de gênero. Em vista disso, o objetivo deste
trabalho é analisar o ENEM-LI como exemplar de gênero a partir dos pressupostos
teórico-metodológicos da ACG. Os objetivos específicos do trabalho são 1) investigar
a organização retórica do gênero ENEM-LI; 2) identificar os estratos da linguagem
(Fonologia e Grafologia; Léxico-gramática; Semântica e Pragmática; Registro;
Gênero; Discurso) (MOTTA-ROTH, 2008a, p. 352) explorados pelos itens que
compõem o ENEM-LI; e 3) delinear a concepção de linguagem que subjaz esse teste.
O corpus do estudo é composto de 40 itens de LI de edições do ENEM aplicadas entre
2010 e 2017. Os procedimentos de análise envolveram a análise do contexto e do
texto. A análise do contexto se deu a partir de documentos oficiais referentes ao
ENEM, e a análise do texto se dedicou aos textos-base, enunciados de questões e
alternativas de resposta que compõem os 40 itens do corpus, a fim de identificar a
organização retórica típica do gênero, os estratos da linguagem explorados pelos
itens, e a concepção de linguagem que subjaz esse teste. Os resultados apontam que
os itens, organizados em três movimentos retóricos, fornecem, nos enunciados,
informações acerca do contexto dos textos-base, que pertencem às esferas
jornalística, literária, pedagógica, publicitária e turística. Além disso, os itens
demandam, principalmente, informações específicas acerca do conteúdo, do
propósito e do tópico dos textos-base. Dessa forma, no ENEM-LI, os estratos da
linguagem diretamente mobilizados são o estrato da Semântica e Pragmática, do
Registro e do Gênero, indicando um direcionamento para a visão de linguagem como
gênero, adotada pelos documentos oficiais que orientam a formulação do ENEM.
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