Formação continuada de professores de língua inglesa: em busca de uma prática pedagógica multiletrada para a EJA
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Data
2019-11-28Primeiro membro da banca
Hendges, Graciela Rabuske
Segundo membro da banca
Pinton, Francieli Matzenbacher
Terceiro membro da banca
Nascimento, Tânia Maria Diôgo do
Quarto membro da banca
Bortoluzzi, Valéria Iensen
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A prática colaborativa em contextos escolares é compreendida como uma “atividade sistematizada e mediada entre sujeitos, pautada em instrumentos que propiciam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia” (NININ, 2008, p. 21). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida uma proposta de formação continuada, de intervenção colaborativa, possibilita a construção de uma prática pedagógica multiletrada em Língua Inglesa no contexto da escola pública, em particular, no contexto da EJA. A investigação foi desenvolvida com dois professores de língua inglesa da Educação de Jovens e Adultos do ensino público da cidade de Santa Maria/RS, os quais eram participantes de um programa de formação continuada associado ao projeto guarda-chuva "Multiletramentos, Interdisciplinaridade e Formação de Professores de Linguagem na Escola” do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O programa de formação continuada teve como foco a reflexão sobre a prática docente do professor de línguas, a construção de práticas colaborativas e também a produção de unidades didáticas embasadas na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS et al., 2016). A formação constituiu-se de quatro momentos: 1) discussões teóricas sobre a Pedagogia dos Multiletramentos; 2) oficinas práticas de produção de material didático para a EJA; 3) prática docente em sala de aula; e, por fim, 4) sessões de Autoconfrontação sobre a prática multiletrada em sala de aula. No que tange aos pressupostos metodológicos, em um primeiro momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes a fim de perceber as suas representações iniciais de ensino e aprendizagem dos de linguagem. Esses dados foram analisados com base na metafunção ideacional e na metafunção lógica da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF). Após, foram desenvolvidas sessões reflexivas com os participantes, as quais foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. A análise da transcrição do discurso dos professores se deu por meio de ações epistêmico-argumentativas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E), da UFSM. A análise das ações epistêmico-argumentativas entre os participantes objetivou compreender o processo colaborativo-argumentativo instaurado entre os participantes, com vistas ao desenvolvimento de uma prática multiletrada em língua inglesa para o contexto da EJA. Dessa maneira, compreende-se que o processo colaborativo-argumentativo na formação orientou a construção do pensamento crítico e reflexivo dos participantes, bem como ampliou “possibilidades de avançar na compreensão” (NININ, 2018, p. 104) de conceitos relacionados à Pedagogia dos Multiletramentos. Em relação à produção das unidades didáticas, ela foi organizada e desenvolvida com base nos processos do conhecimento propostos pela Pedagogia dos Multiletramentos: “Experiencing, Analyzing, Conceptualizing e Applying” (COPE; KALANTZIS, 2015). A produção de unidades didáticas, os resultados da reflexão, construção e desenvolvimento destas demonstraram que os professores-colaboradores aperfeiçoaram seus planejamentos pedagógicos sob a perspectiva dos Multiletramentos de forma que a aprendizagem da língua inglesa se tornou mais significativa, pertinente e contextualizada para os seus alunos da EJA.
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