dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Halberstadt, Talita Elisabeth | |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T15:40:35Z | |
dc.date.available | 2016-09-14T15:40:35Z | |
dc.date.issued | 2011-10-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2170 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work is an investigation that, through continued training with teachers of the early years of elementary school, in a public school in Santa Maria - RS, aims to approach which learning can be obtained from theoretical and practical strategies directed to the use of the software HagáQuê in pedagogical practice. It was used for theoretical studies about technology, about educational software, and about using the computer as a cognitive tool. Methodologically, it was chosen a research with a qualitative approach nature, a procedure for participatory action research, techniques to collect and record data through the use and application of a questionnaire, participative observation and form, and for data analysis it was used the method of content analysis. It is concluded with the research that the volunteer teachers were able to build over the meetings theoretical and practical understandings of continuing education, that culminated in the production of stories through the use of the software HagáQuê thus developing the teaching strategies on how to use it in pedagogical practice, as well as instilling the desire to continue the project through activities with the students, seeking to integrate these lessons in the classroom to the conscious use of the computer lab. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Investigação - ação participativa: construindo aprendizagens para o uso do software HagáQuê na prática pedagógica de professoras através da formação continuada | por |
dc.title.alternative | Research - participatory action: building learning to use the software HagáQuê the pedagogical practice of teachers through continuous training | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação, que através de formação continuada com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, localizada em Santa Maria – RS, objetiva abordar quais as aprendizagens podem ser obtidas a partir de estratégias teórico - práticas direcionadas ao uso do software HagáQuê na prática pedagógica. Utilizou-se para isso estudos teóricos sobre tecnologia, softwares educacionais, e sobre o uso do computador como ferramenta cognitiva. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativa, procedimento de investigação - ação participativa, técnicas de coleta e registro de dados através do uso e aplicação de questionário, de observação participante e de formulário, e para análise dos dados utilizou-se o método de análise do conteúdo. Conclui-se com a investigação que as professoras voluntárias à pesquisa puderam construir ao longo dos encontros de formação continuada entendimentos teóricos e práticos que culminaram na produção de histórias através do uso do software HagáQuê. Deste modo, elaborando estratégias pedagógicas de como utilizá-lo na prática pedagógica, bem como instigando o desejo em dar continuidade ao projeto através de atividades com os alunos, estas na perspectiva de integrar as aulas em sala de aula ao uso consciente do laboratório de informática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |