Investigação - ação participativa: construindo aprendizagens para o uso do software HagáQuê na prática pedagógica de professoras através da formação continuada
Resumen
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação, que através de formação continuada com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, localizada em Santa Maria – RS, objetiva abordar quais as aprendizagens podem ser obtidas a partir de estratégias teórico - práticas direcionadas ao uso do software HagáQuê na prática pedagógica. Utilizou-se para isso estudos teóricos sobre tecnologia, softwares educacionais, e sobre o uso do computador como ferramenta cognitiva. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativa, procedimento de investigação - ação participativa, técnicas de coleta e registro de dados através do uso e aplicação de questionário, de observação participante e de formulário, e para análise dos dados utilizou-se o método de análise do conteúdo. Conclui-se com a investigação que as professoras voluntárias à pesquisa puderam construir ao longo dos encontros de formação continuada entendimentos teóricos e práticos que culminaram na produção de histórias através do uso do software HagáQuê. Deste modo, elaborando estratégias pedagógicas de como utilizá-lo na prática pedagógica, bem como instigando o desejo em dar continuidade ao projeto através de atividades com os alunos, estas na perspectiva de integrar as aulas em sala de aula ao uso consciente do laboratório de informática.