dc.creator | Silva, Rafael Paris da | |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T19:05:18Z | |
dc.date.available | 2021-08-05T19:05:18Z | |
dc.date.issued | 2015-04-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21742 | |
dc.description.abstract | Over the past decades, the Brazilian education has been gaining attention and recognition as a
strategic activity for permanent and sustainable development of the country. In turn, higher
education stands out in this scenario, especially the teaching activity, responsible for the
training of professionals responsible for achieving this expectation. In this context, higher
education institutions have unique organizational characteristics, and the teac her is
responsible for the management of teaching and consequently their quality. Currently, the
Brazilian higher education is evaluated by a system that covers many aspects of this activity,
while on the course, prescribe minimum conditions for its operat ion. But at quality is a
consequence of the way to manage, and it is known that there are recognized management
models in the business context, could be applied in academia. This study verified as self
assessment of the National Quality Foundation (FNQ), b ased on the criteria Commitment to
Excellence, contributes to improving the management of an undergraduate degree. For that,
we sought theoretical basis to better understand the academic environment, understand how
decision making happens, what is the role of the teacher as an academic manager and how
important it is and has been enhanced to manage these institutions. The study is limited by the
very nature of the method chosen, the single case study, which provides little basis for
scientific generalizatio n. However, the main result of the study was achieved and indicated
that the self assessment tool for FNQ, effectively contributes to the management of
undergraduate and could form an interesting course management system, if associated with
the assessment tool of SINAES courses . In addition, it was possible to identify and describe
relevant aspects of the course and characterize it as a teaching organization. Also, the self
assessment questionnaire, generated a diagnosis of management, identifying manageme nt
practices and opportunities for adoption and the development of new practices. Finally, it was
possible to design an Improvement Plan Course Management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão de cursos | por |
dc.subject | Gestão acadêmica | por |
dc.subject | Gestão do ensino superior | por |
dc.subject | Management undergraduate | eng |
dc.subject | Academic management | eng |
dc.subject | Management of higher education | eng |
dc.title | A contribuição dos critérios de excelência na gestão de cursos de graduação: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The contribution of the criteria for excellence in management undergraduate: a case study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Ao longo das últimas décadas, a educação brasileira vem ganhando destaque e
reconhecimento, como atividade estratégica para o desenvolvimento permanente e sustentável
do país. Por sua vez, a Educação Superior destaca se nesse cenário, es pecialmente a atividade
de ensino, encarregada pela formação dos profissionais responsáveis por concretizar essa
expectativa. Nesse contexto, as instituições de ensino superior possuem características
organizacionais únicas, e o docente é responsável pela gestão do ensino, e consequentemente
sua qualidade. Atualmente, o ensino superior brasileiro é avaliado por um sistema que abrange
muitos aspectos desta atividade, ao passo que relativo ao curso, prescreve condições mínimas
para o seu funcionamento. Mas, q ualidade é uma consequência do modo como se gerencia, e
sabe se que existem modelos de gestão reconhecidos no âmbito empresarial, passíveis de
aplicação no meio acadêmico. Assim, este estudo verificou c omo a autoavaliação da
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com base nos critérios Compromisso com
Excelência, contribui para a melhoria da gestão de um curso de graduação. Para isso, buscou
se fundamentação teórica para compreender melhor o ambiente acadêmico, entender como a
tomada de decisão acontece, qua l o papel do docente como gestor acadêmico e quanto é
importante e tem sido aprimorada a gestão nessas instituições. O estudo apresenta limitações
pela própria natureza do método escolhido, o estudo de caso único, que fornece pouca base
para a generalizaçã o científica. Porém, o resultado principal da pesquisa foi alcançado e
indicou que o instrumento de autoavaliação da FNQ, contribui efetivamente com a gestão de
cursos de graduação e pode formar um interessante sistema de gestão de cursos, caso seja
associ ado ao instrumento de avaliação de cursos do SINAES. Além disso, com ele foi
possível identificar e descrever aspectos relevantes do curso e caracterizá lo como uma
organização de ensino. Também, o questionário de autoavaliação, gerou um diagnóstico da
ges tão, identificando práticas gerenciais e oportunidades para a adoção e o desenvolvimento
de novas práticas. Por fim, foi possível conceber um Plano de Melhoria da Gestão do Curso. | por |
dc.contributor.advisor1 | Schmidt, Alberto Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2214080795054032 | por |
dc.contributor.referee1 | Madruga, Lucia Rejane da Rosa Gama | |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4990590117491324 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |