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dc.creatorSilva, Rafael Paris da
dc.date.accessioned2021-08-05T19:05:18Z
dc.date.available2021-08-05T19:05:18Z
dc.date.issued2015-04-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21742
dc.description.abstractOver the past decades, the Brazilian education has been gaining attention and recognition as a strategic activity for permanent and sustainable development of the country. In turn, higher education stands out in this scenario, especially the teaching activity, responsible for the training of professionals responsible for achieving this expectation. In this context, higher education institutions have unique organizational characteristics, and the teac her is responsible for the management of teaching and consequently their quality. Currently, the Brazilian higher education is evaluated by a system that covers many aspects of this activity, while on the course, prescribe minimum conditions for its operat ion. But at quality is a consequence of the way to manage, and it is known that there are recognized management models in the business context, could be applied in academia. This study verified as self assessment of the National Quality Foundation (FNQ), b ased on the criteria Commitment to Excellence, contributes to improving the management of an undergraduate degree. For that, we sought theoretical basis to better understand the academic environment, understand how decision making happens, what is the role of the teacher as an academic manager and how important it is and has been enhanced to manage these institutions. The study is limited by the very nature of the method chosen, the single case study, which provides little basis for scientific generalizatio n. However, the main result of the study was achieved and indicated that the self assessment tool for FNQ, effectively contributes to the management of undergraduate and could form an interesting course management system, if associated with the assessment tool of SINAES courses . In addition, it was possible to identify and describe relevant aspects of the course and characterize it as a teaching organization. Also, the self assessment questionnaire, generated a diagnosis of management, identifying manageme nt practices and opportunities for adoption and the development of new practices. Finally, it was possible to design an Improvement Plan Course Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de cursospor
dc.subjectGestão acadêmicapor
dc.subjectGestão do ensino superiorpor
dc.subjectManagement undergraduateeng
dc.subjectAcademic managementeng
dc.subjectManagement of higher educationeng
dc.titleA contribuição dos critérios de excelência na gestão de cursos de graduação: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe contribution of the criteria for excellence in management undergraduate: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas, a educação brasileira vem ganhando destaque e reconhecimento, como atividade estratégica para o desenvolvimento permanente e sustentável do país. Por sua vez, a Educação Superior destaca se nesse cenário, es pecialmente a atividade de ensino, encarregada pela formação dos profissionais responsáveis por concretizar essa expectativa. Nesse contexto, as instituições de ensino superior possuem características organizacionais únicas, e o docente é responsável pela gestão do ensino, e consequentemente sua qualidade. Atualmente, o ensino superior brasileiro é avaliado por um sistema que abrange muitos aspectos desta atividade, ao passo que relativo ao curso, prescreve condições mínimas para o seu funcionamento. Mas, q ualidade é uma consequência do modo como se gerencia, e sabe se que existem modelos de gestão reconhecidos no âmbito empresarial, passíveis de aplicação no meio acadêmico. Assim, este estudo verificou c omo a autoavaliação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com base nos critérios Compromisso com Excelência, contribui para a melhoria da gestão de um curso de graduação. Para isso, buscou se fundamentação teórica para compreender melhor o ambiente acadêmico, entender como a tomada de decisão acontece, qua l o papel do docente como gestor acadêmico e quanto é importante e tem sido aprimorada a gestão nessas instituições. O estudo apresenta limitações pela própria natureza do método escolhido, o estudo de caso único, que fornece pouca base para a generalizaçã o científica. Porém, o resultado principal da pesquisa foi alcançado e indicou que o instrumento de autoavaliação da FNQ, contribui efetivamente com a gestão de cursos de graduação e pode formar um interessante sistema de gestão de cursos, caso seja associ ado ao instrumento de avaliação de cursos do SINAES. Além disso, com ele foi possível identificar e descrever aspectos relevantes do curso e caracterizá lo como uma organização de ensino. Também, o questionário de autoavaliação, gerou um diagnóstico da ges tão, identificando práticas gerenciais e oportunidades para a adoção e o desenvolvimento de novas práticas. Por fim, foi possível conceber um Plano de Melhoria da Gestão do Curso.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee1Madruga, Lucia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee2Nunes, Raul Ceretta
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4990590117491324por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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