A inserção feminina no mercado de trabalho militar brasileiro
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Data
2020-03-16Primeiro membro da banca
Rohenkohl, Júlio Eduardo
Segundo membro da banca
Pinto , Danielle Jacon Ayres
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como problemática principal a questão do avanço feminino
no mercado de trabalho militar, e desdobra essa análise dentro da economia
institucional, tratando o pensamento e os hábitos sociais como bases necessárias
para analisar em que contexto esse avanço tem ocorrido dentro da carreira. Ao
adentrar na discussão do gênero como instituição social, formadora de hábitos e
estereótipos femininos que contribuem para a divisão social do trabalho no mercado
em questão, a pesquisa teve como objetivo principal analisar como essas mulheres
tem avançado, e para tal, utilizou de dados disponibilizados pelo Sistema de
Informação ao Cidadão (e – SIC) no período tempo entre 2014 e 2019. Os
resultados foram obtidos por meio de uma análise descritiva, e foram testados em
hipóteses formadas com base em leituras de pesquisas relacionadas à área e em
períodos anteriores ao analisado no momento. O avanço foi caracterizado pela
presença de mulheres nas Forças Armadas, pela ascensão delas, e o tipo de
especialização que cada uma atua recorrentemente. O resultado final corroborou em
sua maioria com as hipóteses em questão, levando a perceber que as mulheres tem
sim avançado nesse mercado, mantendo-se mais presente em todas as Forças
(maior presença de mulheres) e gradativamente ocupando cargos anteriormente
ocupados apenas por homens, no entanto, ainda se faz perceber a dificuldade de tal
avanço, a demora para atingir cargos mais elevados (dificuldade na ascensão) se
comparada a homens, e em determinadas situações não o fazendo.
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