Análise comparativa da capacidade de absorção de conhecimento das empresas de autopeças do Rio Grande do Sul
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Data
2021-02-24Primeiro membro da banca
Martinelli Júnior , Orlando
Segundo membro da banca
Ballini , Rosangela
Metadata
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Este trabalho tem como objetivo analisar as empresas do setor de autopeças do estado do Rio
Grande do Sul a fim de inferir a composição de capacitações por elas utilizadas para absorverem
conhecimento e, com isso, identificar as combinações mais importantes para obter Capacidade
Absortiva. O estudo parte da análise teórica neo-schumpeteriana e evolucionária para
compreender a inovação em um ambiente dinâmico. A partir disso, a abordagem da Capacidade
Absortiva é considerada como uma capacidade dinâmica. Logo, as relações entre aprendizado,
inovação e interação em um ambiente com rápidas transformações tecnológicas podem
potencializar capacidades para que empresas absorvam novos conhecimentos e,
consequentemente, elevem sua capacidade inovativa. Os dados obtidos a partir de um survey
aplicado com as empresas são analisados a partir da teoria dos conjuntos fuzzy. Ao explorar os
conceitos de capacidade de aquisição, assimilação, transformação e desenvolvimento como prérequisitos
para o estabelecimento da capacidade de absorção, é gerada uma análise com
importantes contribuições teóricas, permitindo uma averiguação comparativa dos dados por
meio de um conjunto qualitativo. O uso do software de processamento de dados fsQCA
permitiu testar condições necessárias e suficientes, relacionadas às dimensões e componentes
que formam a capacidade de absorção da firma, qualitativamente distintas. Tendo por base o
grupo de empresas que apresentaram caminhos aceitáveis - baseado em critérios de consistência
e cobertura - foi encontrada apenas uma combinação causal suficiente, mas não necessária, para
uma empresa obter Média Capacidade Absortiva. Tal combinação se refere a todos os
antecedentes altos, ou seja, para uma empresa obter tão somente Capacidade Absortiva Média,
é preciso que suas capacidades de aquisição, assimilação, transformação e exploração sejam
altos. Isso significa que o setor em estudo não possui uma combinação entre as capacidades
potencial e realizada que possibilite alta absorção de novos conhecimentos voltados para a
inovação.
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