Festividades religiosas e socialização em espaços rurais: o caso de Silveira Martins - RS

Visualizar/ Abrir
Data
2020-01-22Primeiro membro da banca
Andreis, Adriana Maria
Segundo membro da banca
Batista, Natália Lampert
Terceiro membro da banca
Petsch, Carina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação realiza um diálogo sobre as festas para os Santos Padroeiros das comunidades rurais de Silveira Martins, RS. Elas adquirem um caráter de análise porque representam um tempo de rompimento com o cotidiano, de efervescência, de consumo, de vaidade, de cooperação e de competição. O estudo objetivou compreender as dinâmicas das festas para os Santos Padroeiros, entremeadas às permanências e mudanças promovidas pelos migrantes e seus descendentes. Fundamenta-se nas relações existentes nas festas e nas ligações da população local com os lugares da paisagem do município, tendo como base de análise as abordagens do método qualitativo. Os procedimentos metodológicos para a obtenção do acervo de informações seguiram algumas etapas, contudo não estanques e sequenciais, no percurso realizou-se: revisão bibliográfica sobre o conceito de paisagem, de lugar e compreensões acerca da variável ordinal: as festas para os Santos Padroeiros (religiosas e comunitárias); pesquisa exploratória; elaboração do instrumento norteador das entrevistas; análise em campo; tabulação e redação da dissertação. Considerando que a Geografia permite a análise da relação entre os grupos humanos e os ambientes ocupados por eles, este trabalho perpassou a formação paisagística do município, os lugares que compõem as unidades de paisagem: o de moradia, de trabalho e o de fé e socialização que engloba os demais. O patrimônio material e imaterial impressos na paisagem são referências identitárias de sua população, o conjunto formado por esses elementos revelam as dinâmicas sociais do grupo que tem a sua posse e no caso da comunidade de silveirense eles são simultaneamente exibidos nas Festas para os Santos Padroeiros, motivo pelo qual elas atraem consumidores externos. Verificou-se que Silveira Martins foi construída por imigrantes oriundos de regiões agrícolas da Itália e, no presente os descendentes dos desbravadores, a maioria, se mantém no campo, mas com práticas voltadas para o agronegócio. Os saberes e fazeres tradicionais principalmente os gastronômicos são exaltados nas festas para fomentar as lembranças e, também, para ratificar a identidade cultural local, constituída nas bases da cultura italiana e católica, crença hegemônica na espacialidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: