Gestão do conhecimento em uma biblioteca universitária: diagnóstico e proposições
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Data
2018-12-18Primeiro membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Segundo membro da banca
Scott Junior, Valmor
Metadata
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A Gestão do Conhecimento é um método que objetiva criar um ambiente no qual as pessoas
possam compartilhar, internalizar e aplicar o conhecimento para a melhoria dos processos e
serviços. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo compreender como ocorre a
Gestão do Conhecimento na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria. A
fundamentação teórica baseou-se em autores que abordam o tema, como Nonaka e Takeuchi
(1997), Davenport e Prusak (1998), Probst, Raub e Romhardt (2002), entre outros. No âmbito
das bibliotecas universitárias, autores como Bem (2015), Souza (2016), Castro (2005), entre
outros, também colaboraram para a compreensão do tema. Para a atingir o objetivo proposto,
realizou-se um estudo descritivo de natureza aplicada. Em relação aos procedimentos
técnicos, as estratégias adotadas foram tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso.
Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos servidores e entrevistas
semiestruturadas realizadas com o diretor e as chefias de divisões. Obteve-se a participação de
36 servidores, o que representou o percentual aproximado de 90% do total lotado neste órgão.
Quanto à abordagem e ao modo de análise, tratou-se de uma pesquisa qualiquantitativa, sendo
que a técnica para descrever e interpretar os resultados foi a Análise Textual Discursiva de
Moraes (2003). Os resultados foram analisados com base no modelo de diagnóstico de Gestão
do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias de Castro (2005). Em relação à gestão
estratégica, os resultados apontaram que algumas ações estão sendo desenvolvidas,
principalmente em relação ao planejamento estratégico, que está em fase de construção.
Entretanto, percebeu-se que a biblioteca carece de uma identidade organizacional própria.
Com relação aos processos de gestão do conhecimento, observou-se que esses ocorrem de
maneira não estruturada, ou seja, falta definição de estratégias para apropriação de
conhecimentos de fontes externas e internas e faltam mecanismos ou ferramentas que
possibilitem a identificação, localização, compartilhamento e armazenamento do
conhecimento organizacional. Quanto aos suportes organizacionais, os resultados
demonstraram que a biblioteca necessita aprimorar aspectos relacionados à gestão de pessoas,
à estrutura organizacional e à tecnologia da informação. Portanto, entendeu-se que a situação
encontrada sinalizou a necessidade de intervenções. Desse modo, constituiu-se o produto final
desta pesquisa, elaborando-se um plano para auxiliar a biblioteca a gerir o conhecimento
organizacional, com o intuito de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à
comunidade universitária.
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