dc.creator | Rolim, Anderson Cristiano | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T16:48:36Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T16:48:36Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22195 | |
dc.description.abstract | The concern with environmental preservation together with economic growth is
increasingly seeking the reuse of discarded materials in the construction industry as
a source of raw material for new works. The recycling of discarded materials from the
recovery or maintenance of highways can contribute to the economy and
sustainability in road works. Besides, its reuse would collaborate in the reduction of
the costs related to the transportation of raw materials and the decreased extraction
of virgin materials from nature. Methods are being developed for the use of milled
material originated from the removal of old claddings for application in new pavement
layers, as shown in international literature Reclaimed Asphalt Pavement (RAP),
which describes the application of milled material in structures of bases or sub-bases
of pavements. In this way, the reuse of milled material from the maintenance of
asphalt pavements is increasingly being the subject of research in the academic
world, in search of its reuse. However, to be able to use that material in road works, a
rational method of dosing mixtures, as the existing one for concretes, is necessary. In
this way, this study aims to measure the influence of the amount of cement
(percentage) and additions of quicklime (percentage), in a mixture of milled material
with stone powder, evaluating their Void Index, Absorption and Specific Mass.
Therefore, it is possible to obtain dosage parameters and to evaluate the influence of
the relationship between voids and cementing material in the estimation of its
resistance on the mixture of milled material and stone powder with different cement
contents and also the addition of quicklime. The evaluations will be performed
through laboratory tests: Tests for Characterizing (Particle Size Analysis, Extraction
of Bitumen, Rice and Compaction), Unconfined Compressive Strength, Splitting
Tensile Strength by Diametrical Compression, Flexural Tensile Strength and Resilient
Modulus. All aforementioned trials also will be performed in the reference mixture
composed of natural aggregates. The cement contents used in the study will be 4%
and 5%, with quicklime added with its contents as 3% and 6%. The compaction of
the specimens will be performed in standard, intermediate and modified energies,
with the trials done in the 7th and 91st day curing period. Correlations will also be
made between the mechanical properties with the characteristics of the mixtures
through 𝜂/𝐶𝑖% seeking to visualize resistances and modules for all studied mixtures.
In this way, making it possible to apply the strokes in paving works, from the dosage
of the cementitious material and its compaction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Base cimentada | por |
dc.subject | Fresado asfáltico | por |
dc.subject | Estabilização granulométrica e química | por |
dc.subject | Pavimentação | por |
dc.subject | Resistências mecânicas | por |
dc.subject | Milled material | eng |
dc.subject | Percentage | eng |
dc.subject | Mechanical properties | eng |
dc.title | Avaliação de parâmetros de resistência mecânica de material fresado estabilizado com cimento Portland, cal e rocha basáltica pulverizada para emprego em pavimentação | por |
dc.title.alternative | Evaluation of mechanical resistance parameters of milled material stabilized with Portland cement, quicklime and sprayed rock to be used in paving | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A preocupação com a preservação ambiental juntamente com o crescimento
econômico busca cada vez mais a reutilização de materiais descartados na indústria
da construção como fonte de matéria prima para novas obras. A reciclagem de
materiais descartados providos de recuperação ou manutenção de rodovias pode
contribuir para uma economia e sustentabilidade em obras viárias. Além disso, sua
reutilização colaboraria na diminuição de custos relativos ao transporte de matéria
prima e diminuição da extração de materiais virgens da natureza. Métodos estão
sendo desenvolvidos para a utilização do material fresado originado da retirada de
revestimentos antigos para aplicação em novas camadas de pavimentos, como
consta em literaturas internacionais Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), a qual
descreve a aplicação de material fresado em estruturas de bases ou sub-bases de
pavimentos. Desse modo o reaproveitamento de material fresado oriundo de
manutenção de pavimentos asfálticos vem cada vez mais sendo tema de pesquisas
no mundo acadêmico, na busca de sua reutilização. Entretanto, para que seja
possível a utilização de tal material em obras viárias, faz necessário um método
racional de dosagem de misturas como o existente para concretos. Dessa maneira,
este trabalho tem como objetivo determinar a influência da quantidade de cimento
(percentual) e adições da cal (percentual). Em uma mistura de material fresado com
pó de pedra, avaliando seus Índices de Vazios, Absorção e Massa Específica, para
assim, ter parâmetros de dosagem e avaliar a influência das relações vazios/material
cimentante na estimativa da sua resistência sobre a mistura de material fresado e pó
de pedra com diferentes teores de cimento e adição da cal. As avaliações serão
realizadas por meio de ensaios laboratoriais: Ensaios de Caracterização (Análise
Granulométrica, Extração de Betume, Rice e Compactação), Resistência à
Compressão Simples (RCS), Resistência à Tração por Compressão Diametral
(RTCD), Resistência à Tração na Flexão (RTF), Módulo de Resiliência (MR). Serão
realizados todos os ensaios supracitados na mistura de referência composta com
agregado natural e nas misturas estabilizadas. Os teores de cimento utilizados serão
de 4% e 5%, com adição da cal em teores 3% e 6%. A compactação dos corpos de
prova será realizada na energia normal, intermediaria e modificada, sendo os
ensaios realizados aos 7 e 91 dias de cura. Ainda serão realizadas correlações entre
as propriedades mecânicas e as características das misturas através da relação
𝜂/𝐶𝑖%que busquem prever as resistências e módulos para todas as misturas
estudadas. Dessa forma, tornando possível a aplicação dos traços em obras de
pavimentação, a partir da dosagem do material cimentante e sua compactação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cervo, Tatiana Cureau | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8942097635550980 | por |
dc.contributor.referee1 | Baroni, Magnos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4977419778481897 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriana Goulart dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5982563497509673 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1921498258057227 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |