dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Jacques, Eliane de Souza | |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T12:28:30Z | |
dc.date.available | 2016-10-05T12:28:30Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2219 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work aims at proposing a reflexion on the power relationship which is
established in Santa Catarina State’s Public School Network. Relationships which
lead to the political indication of managers and consequently prevent the creation of
openings for institutional participation. Along this process there are serious limitations
that characterize the educational system and educational institutions’ management
within the public state network. From a qualitative methodological approach, the
investigation brings upon an analytic and critical viewpoint under the form of the
choice of school managers which triggers a deeper understanding on the interfaces
of the exercise of power in education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Gestão democrática: um estudo sobre a escolha dos gestores escolares na rede estadual de SC | por |
dc.title.alternative | Democratic management: a study about the choosing of school managers in Santa Catarina’s public state schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as relações de poder
que se estabelecem na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina (SC).
Relações estas que levam à indicação política dos gestores e, consequentemente,
impedem a criação de espaços de participação institucionais. Neste processo, há
graves limitações que caracterizam a administração dos sistemas educacionais e
das instituições escolares da Rede Estadual. A partir de uma abordagem
metodológica qualitativa, a investigação empreende um olhar analítico e crítico sobre
a forma de escolha dos gestores escolares e desencadeia uma compreensão mais
profunda sobre as interfaces do exercício do poder na educação. Para isso, além de
entrevistas com gestores e professores da Rede Estadual, realizamos a análise
documental do artigo Democracia deve começar na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |