Estudo da deformação permanente de concretos asfálticos aplicados em campo
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-15Primeiro membro da banca
Faxina, Adalberto Leandro
Segundo membro da banca
Pereira, Deividi da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O transporte em rodovias, principalmente em pavimentos asfálticos, é crucial para muitos países ao redor do
mundo, assim como possui alta relevância no contexto econômico e social do País. Outro fator chave que se
destaca é o comportamento mecânico destas misturas asfálticas que procede dos materiais de constituição, das
ações do tráfego e do clima, entre outras condições, e está, diretamente, atrelado à performance em campo, a ser
expressa pelas propriedades mecânicas adquiridas, normalmente, por meio de ensaios em laboratório. É de
extrema importância para o dimensionamento e especificação das camadas dos pavimentos, o conhecimento do
comportamento das misturas utilizadas, de maneira efetiva, em rodovias do Estado. Considera-se que o
fenômeno da deformação permanente é um dos principais defeitos encontrados nos revestimentos asfálticos.
Desta maneira, esta pesquisa propõe avaliar misturas asfálticas aplicadas em campo, com diferentes agregados e
ligantes asfálticos, além de diversas faixas granulométricas recomendadas pelos órgãos rodoviários que
administram as rodovias no Estado (DAER e DNIT), buscando compreender de que maneira suas distintas
características influenciam frente à resistência à deformação permanente. Além disso, apresentam-se relações
entre as escalas: ligante; mistura e; pista. Para realização do estudo foram coletadas oito misturas, sendo
avaliadas frente ao comportamento mecânico por meio de ensaios laboratoriais e de campo, com foco na
deformação permanente, no parâmetro do ensaio Flow Number, Hamburgo Test e os ligantes pelo ensaio
Multiple Stress Creep Recover. Também, os trechos de aplicação das misturas asfálticas foram monitorados a fim
de avaliar a deformação permanente das camadas de revestimento. Com os resultados foi possível verificar que
os ligantes modificados por polímero e borracha apresentaram desempenho à deformação permanente mais
satisfatórios quando comparados aos ligantes convencionais. A rigidez das misturas asfálticas em altas
temperaturas é fator preditor de elevada importância no desempenho da deformação permanente, em uma relação
de ganho de resistência frente ao afundamento, a partir do ganho de rigidez. Foi verificado que o comportamento
de rigidez das misturas asfálticas em altas temperaturas está, intimamente, atrelado à rigidez dos ligantes
asfálticos, sugerindo que o desempenho à deformação permanente, em campo, está fortemente vinculado ao
comportamento da escala ligante.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: