A atualidade da educação em direitos humanos para uma formação cidadã na educação profissional e tecnológica
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Data
2021-03-31Primeiro membro da banca
Martins, Maria Teresa Henriques da Cunha
Segundo membro da banca
Auler, Décio
Metadata
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Esta pesquisa procura entender como se desenvolve, atualmente, uma Educação em Direitos Humanos no campo da Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM. A partir do objetivo geral, buscou-se mapear a atualidade dos debates em Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), considerando a perspectiva da formação cidadã. A pesquisa buscou analisar como ocorre a formação cidadã, além de relacionar o debate contemporâneo em Direitos Humanos à proposta de uma educação humanizadora em prol da cidadania emancipadora. O estudo foi de caráter qualitativo, partindo das inquietações surgidas ao perceber os espaços que possibilitam discutir temas tão caros, tais como: a dignidade da pessoa humana, o respeito às liberdades e a promoção de valores. Estes últimos entendidos como solidariedade, justiça social, cultura de paz, democracia e desenvolvimento sustentável. A pesquisa ocorreu através da análise de documentos, aplicação de entrevistas a docentes do colégio CTISM e revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que o tema ainda merece espaço e debate no campo educacional e que o desafio de uma educação em Direitos Humanos ainda fica à margem dos debates no campo da pesquisa.
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