Plataforma Arduino: uma alternativa para potencializar a aprendizagem de programação de computadores
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Data
2020-03-06Primeiro membro da banca
Fontana, Marcus Vinícius Liessem
Segundo membro da banca
Cambrana, Adão Caron
Metadata
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O crescente avanço das tecnologias tem contemplado diversos públicos no dia a dia, proporcionando maior eficiência na realização de atividades profissionais, de entretenimento e educação. Em um contexto educacional mais técnico, a programação de computadores consiste em um dos conteúdos de maior importância, pois seu conhecimento facilita a interpretação e resolução de problemas. Em cursos técnicos e superiores com ênfase em tecnologia, o aprendizado de programação é uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender como a utilização da Plataforma Arduino pode contribuir na aprendizagem de programação de computadores a partir do ensino dos princípios básicos da lógica de programação ao desenvolver protótipos eletrônicos. Quanto à sua natureza, esta pesquisa é considerada aplicada, aos demais métodos de abordagem é qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, se caracteriza como uma pesquisa exploratória e, aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. Para a coleta de dados, serão utilizados os métodos de observação e questionário. Esta pesquisa terá como base a teoria dialógica problematizadora, partindo dos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento, aplicação do conhecimento, abordados por Demétrio Delizoicov, onde serão propostos aos alunos projetos relacionados aos conteúdos de programação para serem resolvidos com a Plataforma Arduino. A partir desses momentos, procura-se propor o Arduino como uma alternativa para potencializar no processo de ensino e aprendizagem de programação de computadores. Com a coleta dos dados foi perceptível que a prática dessa pesquisa como metodologia no ensino e aprendizagem de programação de computadores corrobora para que os alunos construam esse conhecimento com mais facilidade. A partir das práticas desenvolvidas, foi elaborado como produto final um manual para professores que foi disponibilizado na página do curso. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.
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