Da denúncia à proposição: a diversidade de gênero na comunicação organizacional
Resumo
Por se afirmarem diversas, as organizações perceberam as vantagens competitivas, financeiras e mercadológicas que conquistaram. Nesse cenário, esses ganhos se tornaram a principal motivação para adoção e aplicação dessas políticas, entretanto, por muitas vezes, essas se limitavam apenas ao discurso organizacional. Sob a ótica das Relações Públicas, a prática da comunicação organizacional se torna ferramenta capaz de transformar esses relacionamentos, entre organizações e seus públicos, de modo que fiquem mais simétricos e justos. Diante do exposto, estabelecemos o nosso problema, que questiona como as práticas comunicacionais de Relações Públicas podem auxiliar a efetivar a diversidade de gênero na comunicação interna das organizações. Objetivamos, então, desenvolver um manual no estilo cartilha que aborda dinâmicas e ações que auxiliem profissionais de comunicação a tematizar e aplicar, de maneira eficiente, a diversidade de gênero na comunicação interna, de forma que ultrapasse o plano teórico-discursivo. Especificamente, objetivamos 1) compreender a comunicação organizacional, pensando nas relações de poder e disputas de sentidos, encontrando possíveis problemas, como silenciamentos e invisibilizações em relação à diversidade; 2) compreender a importância e o modo de gerenciamento da diversidade de gênero na comunicação organizacional, e 3) propor e desenvolver um manual com dinâmicas que tematizem as diferenças e validem a prática da diversidade de gênero nas organizações. Para isso, o trabalho propõe uma revisão bibliográfica sobre comunicação organizacional tendo como principal fonte Dennis K. Mumby (2019); diversidade e gerenciamento da diversidade nas organizações se baseando nas reflexões de Maria T. Fleury (2000) e também nas de Ricardo Sales (2017); e, por fim, gênero pela proposta de Joan Scott (1995). Isto posto, a relevância desse trabalho se dá ao passo que o mesmo se torna uma ferramenta de apoio aos profissionais de Relações Públicas, considerando sua capacidade de oferecer meios de tematizar as diferenças na comunicação interna das organizações.
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