Proposta de ações de qualidade de vida no trabalho para a unidade universitária descentralizada da UFSM – Campus Frederico Westphalen
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Data
2016-07-08Primeiro membro da banca
Estivalete, Vânia de Fátima Barros
Segundo membro da banca
Souza, Janice Aparecida Janissek de
Metadata
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A busca pelo desenvolvimento do tema Qualidade de Vida no Trabalho como um dos
elementos fundamentais na gestão de qualquer organização tem sido uma das metas para
quem procura promover a inovação na gestão. Dessa forma buscou-se nessa pesquisa
compreender quais as ações de QVT podem ser propostas a curto, médio e longo prazo para
os Servidores da UFSM, Campus Frederico Westphalen. Para isso analisou-se com base no
modelo Biopsicossocial e Organizacional de Limongi-França (1996), como a QVT está sendo
desenvolvida nas Universidades Federais do Brasil; tais universidades foram selecionadas por
meio do site do Ministério da Educação (MEC) e mediante semelhanças de suas estruturas
com as da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM. Analisou-se também, com base no
mesmo modelo de QVT, as ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de
Vida da UFSM por intermédio do site da UFSM e dos documentos cedidos por essa
Coordenadoria. Por fim, identificou-se o interesse dos Servidores, do Campus Frederico
Westphalen, pelas ações propostas pela CQVS mediante formulário elaborado, pela autora, no
Google-Drive, o que permitiu, por meio das respostas, obter um ranking das ações que mais
despertam o interesse dos Servidores. Com as informações obtidas nessas diferentes etapas da
pesquisa conclui-se que a dimensão mais trabalhada no país é a biológica, pois aparece em
doze das treze Universidades selecionadas; essa dimensão se refere à promoção da saúde, ao
controle dos riscos ambientais e do atendimento as necessidades físicas no ambiente de
trabalho; a presença dessa dimensão foi unânime nas quatro Regiões do País. Verificou-se
também que a UFSM promove suas ações voltadas mais para a dimensão organizacional, ou
seja, para o treinamento e a capacitação de seus Servidores. Os Servidores do Campus
Frederico Westphalen, entretanto, manifestaram interesse igualmente dividido entre as
dimensões social, biológica e organizacional, ou seja, além das já destacadas anteriormente os
Servidores ainda se interessam por ações que ofereçam benefícios sociais obrigatórios e
espontâneos, que despertem valores coletivos e oportunidades de lazer e cultura. Esses
resultados levaram a construção de uma proposta de ações que foi dividida em: curto prazo,
tendo em vista a necessidade de utilização da multiweb, disponível na instituição, e da
mobilização dos próprios Servidores; em médio prazo, considerando a necessidade de
elaborar projetos e estabelecer convênios e; em longo prazo, em função da exigência de
negociação por parte dos Servidores junto a Direção do Centro. Essa proposta abre a
possibilidade de desenvolver ações de qualidade de vida no trabalho não apenas no Campus
Frederico Westphalen como nas demais Unidades Universitárias Descentralizadas da UFSM.
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