Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Ambiental
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Ambiental
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (256.7Kb)
Data
2008-12-17
Autor
Kraetzig, Juliana Mazzanti
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta monografia constitui-se na realização de um estudo interligando a Educação Ambiental e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no sistema regular de ensino. A pesquisa envolveu o Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi - CAIC, ambas localizadas na cidade de Santa Maria/RS. O interesse pela temática surgiu a partir de experiências vivenciadas ao longo do curso de Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e o particular interesse e curiosidade por temas ligados ao meio ambiente. A educação inclusiva traz consigo muitos desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das diferenças. Com esta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade da Educação Ambiental como ferramenta que pode estar contribuindo na proposta da educação inclusiva. Apontar propostas pedagógicas de Educação Ambiental e, posteriormente apresentar o estudo as duas escolas envolvidas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com seis questões envolvendo a Educação Ambiental e a inclusão, sendo aplicado aos professores que trabalhavam com alunos incluídos. Foi possível concluir que a Educação Ambiental se for abordada adequadamente contribui para a construção de novos valores, no resgate da autoestima, e no desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, se configurando, assim como uma excelente aliada no processo da inclusão de alunos com NEEs.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249
Coleções
  • Educação Ambiental [69]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.