Interface ensino, pesquisa e extensão: análise de uma abordagem para atividades de visitação a um espaço não formal de ensino
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Data
2020-03-02Primeiro membro da banca
Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
Segundo membro da banca
Santiago, Gisele
Metadata
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Ensino, pesquisa e extensão são considerados os três pilares das universidades brasileiras, desempenhando juntos um papel de suma importância no desenvolvimento acadêmico e social. Essa pesquisa propôs e avaliou um tipo de abordagem para atividades extensionistas que incluem atividades de ensino e pesquisa junto aos sujeitos da ação, fortalecendo com isso a relação de indissociabilidade entre esses pilares. Foram três, as etapas dessa abordagem: pré visita, visita e pós visita, previamente agendadas pelas escolas participantes. A visita foi realizada no Espaço Célula, Mostra Interdisciplinar de Biologia Celular e Molecular, localizado junto ao Ciência Viva, órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria, enquanto as demais etapas foram realizadas na escola. Essa proposta teve por objetivo ainda, incentivar a pesquisa nesses locais como estratégia no diagnóstico de lacunas no ensino de Ciências e na formação docente inicial e continuada. Como resultado dessa abordagem, esperamos colaborar com um planejamento que direcione a atenção dos visitantes, diminuindo a interação de fatores externos, aos quais chamamos de “dispersores de atenção”. Esses dispersores são considerados, como sendo todo e qualquer aspecto externo que possa desviar o foco da atividade principal. Por fim, buscamos através de uma proposta de planejamento, contribuir com o uso de espaços não formais como auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem.
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