Mostrar registro simples

dc.creatorWollmann, Vanessa Aparecida
dc.date.accessioned2021-10-22T17:24:34Z
dc.date.available2021-10-22T17:24:34Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22508
dc.description.abstractThe objective of this work is to show the performance of students participating in the OBF (Brazilian Physics Olympiad) in solving proposed challenges, based on the content of each question. Our research has as specific objectives: to categorize the nature of the OBF 2018 questions, regarding the central content (s) (conceptual, procedural andattitudinal); Investigate what difference in the nature of the questions proposed by the OBF affect the performance of the participating students; and Use an OBF to identify students' difficulties in solving problems that cover more than one content (conceptual, procedural andattitudinal). In order to contemplate the established objectives, go throught wo methodological steps: Analysis of content (concepts, procedures andattitudes) of the questions proposed in the third phase of OBF 2018; and Organization and systematization of test sand responses. We classify OBF issues as challenging for students, approaching the problem solving proposal, according to the Pozo (1998), for not dealing with exercises with numerical value applications directly, but for using the participants a series of steps for resolutionand, still, are activities that cover the content of the thre espheresin volved byZabala (1998). Our results point to the fact that there is no way to focus the investigated research, or the use of problems as challeng ingactivities in the classroom setting, and yet, an OBF has not been analyzed as an opportunity to a waken students who instigating issues are being promoted. In this perspective, analyzed as issues of the 2018 edition of the Olympic, as well as the performance of the participating students. We not iced that the students' performance was not satisfactory in the analyzed questions, with little variation if the conceptual content approached. One of the causes of this result may be precisely or not to encourage participation in the event. On the other hand, as mentioned, defend that participating in an Olympics can be one of the way stoobtain a greater interest in the sciences, including Physics, and, furthermore, this participation can contribute to the achievement of the skill san dabilities that documents as a list of the BNCC as necessary for the training of the basic education student.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividades desafiadoraspor
dc.subjectOBFpor
dc.subjectConteúdospor
dc.subjectDesempenho dos estudantespor
dc.subjectChallengingactivitieseng
dc.subjectContentseng
dc.subjectStudent performanceeng
dc.titleUm estudo sobre as olimpíadas brasileiras de físicapor
dc.title.alternativeA study on the brazilian physics olympicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi mapear e analisar o desempenho dos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) na resolução dos desafios propostos, com base no enfoque de conteúdo de cada questão. Nossa pesquisa tem como objetivos específicos: Categorizar a natureza das questões da OBF 2018, quanto ao(s) conteúdo(s) central(is) (conceitual, procedimental e atitudinal); Investigar o que a diferença na natureza das questões propostas pela OBF implica no desempenho dos estudantes participantes; e Utilizar a OBF para identificar as dificuldades dos alunos na resolução de questões que abrangem mais de um conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal). A fim de contemplar os objetivos estabelecidos, percorremos duas etapas metodológicas, a saber: Análise do teor e dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) das questões propostas na terceira fase da OBF 2018 e Organização e sistematização das provas e respostas. Classificamos as questões da OBF como desafiadoras para os estudantes, aproximando-se da proposta de resolução de problemas, conforme a definição apresentada por Pozo (1998), por não se tratarem de exercícios com aplicação de valores numéricos de forma direta, mas por exigirem dos participantes uma série de etapas para a resolução e, ainda, são atividades que abrangem conteúdo das três esferas apresentadas por Zabala (1998). Nossos resultados apontam para o fato de que não se tem, como foco das pesquisas investigadas, o uso de problemas como atividades desafiadoras no âmbito da sala de aula e, ademais, a OBF não vem sendo analisada como uma oportunidade de despertar nos estudantes essa motivação pela resolução de questões instigantes. Nessa perspectiva, analisamos as questões da edição de 2018 da referida olimpíada, bem como o desempenho dos estudantes participantes. Percebemos que o desempenho dos estudantes não foi satisfatório nas questões analisadas, com pouca variação se comparado o conteúdo conceitual abordado. Um dos causadores desse resultado pode ser justamente o não incentivo para participação no evento. Em contrapartida, conforme citado, defendemos que participar de uma olimpíada pode ser um dos caminhos para obtenção de um maior interesse pelas ciências, inclusive a Física e, além disso, essa participação pode contribuir para o alcance das habilidades e competências que documentos, como a BNCC, elencam como necessárias para a formação do estudante da educação básica.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414por
dc.contributor.referee1Zambon, Luciana Bagolin
dc.contributor.referee2Neide, Ítalo Gabriel
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9527346636204968por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International