Um estudo sobre as olimpíadas brasileiras de física

View/ Open
Date
2020-02-20Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Neide, Ítalo Gabriel
Metadata
Show full item recordAbstract
O objetivo geral deste trabalho foi mapear e analisar o desempenho dos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) na resolução dos desafios propostos, com base no enfoque de conteúdo de cada questão. Nossa pesquisa tem como objetivos específicos: Categorizar a natureza das questões da OBF 2018, quanto ao(s) conteúdo(s) central(is) (conceitual, procedimental e atitudinal); Investigar o que a diferença na natureza das questões propostas pela OBF implica no desempenho dos estudantes participantes; e Utilizar a OBF para identificar as dificuldades dos alunos na resolução de questões que abrangem mais de um conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal). A fim de contemplar os objetivos estabelecidos, percorremos duas etapas metodológicas, a saber: Análise do teor e dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) das questões propostas na terceira fase da OBF 2018 e Organização e sistematização das provas e respostas. Classificamos as questões da OBF como desafiadoras para os estudantes, aproximando-se da proposta de resolução de problemas, conforme a definição apresentada por Pozo (1998), por não se tratarem de exercícios com aplicação de valores numéricos de forma direta, mas por exigirem dos participantes uma série de etapas para a resolução e, ainda, são atividades que abrangem conteúdo das três esferas apresentadas por Zabala (1998). Nossos resultados apontam para o fato de que não se tem, como foco das pesquisas investigadas, o uso de problemas como atividades desafiadoras no âmbito da sala de aula e, ademais, a OBF não vem sendo analisada como uma oportunidade de despertar nos estudantes essa motivação pela resolução de questões instigantes. Nessa perspectiva, analisamos as questões da edição de 2018 da referida olimpíada, bem como o desempenho dos estudantes participantes. Percebemos que o desempenho dos estudantes não foi satisfatório nas questões analisadas, com pouca variação se comparado o conteúdo conceitual abordado. Um dos causadores desse resultado pode ser justamente o não incentivo para participação no evento. Em contrapartida, conforme citado, defendemos que participar de uma olimpíada pode ser um dos caminhos para obtenção de um maior interesse pelas ciências, inclusive a Física e, além disso, essa participação pode contribuir para o alcance das habilidades e competências que documentos, como a BNCC, elencam como necessárias para a formação do estudante da educação básica.
The following license files are associated with this item: