Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
Resumo
A relação entre consumidores e varejistas tem sofrido grandes alterações desde a década de 60 até os dias atuais.
Passou por uma transição onde, o varejista conhecia todos os seus clientes e suas preferências, e hoje, a empresa
que possui esse conhecimento consegue um diferencial no mercado. A competitividade entre as lojas de varejo é
cada vez maior e a busca por um diferencial competitivo é algo imprescindível, já que, diante do grande número
de informações e produtos disponíveis no mercado, os consumidores estão mais exigentes e seletivos em suas
escolhas. Dessa forma, estudar o comportamento do consumidor é o caminho para se compreender como ele realiza
suas decisões de compra e de que maneira a organização pode influenciá-lo através de suas ações de marketing.
Cada indivíduo possui preferências e comportamentos que podem ser modificados com o passar do tempo e as
alterações do ambiente, por isso, cabe ao comércio varejista esforçar-se para compreender tais necessidades e
desejos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na decisão de
compra dos consumidores do Atacadão do Real em Palmeira das Missões-RS. Para tanto, foi aplicado um
questionário, contendo 16 questões fechadas, à uma amostra de 119 consumidores. Os dados foram interpretados
através da análise de frequência, média aritmética e desvio padrão, o que demonstrou que cada fator possui uma
certa influência na decisão de compra dos consumidores, porém, os fatores psicológicos e culturais são os que
mais se destacam entre os consumidores do Atacadão do Real.
Coleções
- TCC Administração - PM [153]
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