Gerador de jogos personalizados com labirintos para introdução à lógica de programação
Resumo
O ensino-aprendizagem de algoritmos e lógica de programação é desafiador tanto para alunos
como para professores, de forma que desenvolver pesquisas, tecnologias e estratégias
didáticas para apoiar este processo é um tema recorrente. Jogos que oferecem desafios
de lógica e programação têm sido empregados com sucesso neste contexto, usando recursos
de programação visual. Um desafio muito comum neste tipo de jogo é a programação
dos passos que um personagem deve executar para percorrer um labirinto. Muitos sites
oferecem variações desse tipo de desafio, como por exemplo em Code.org, que oferece
recursos para aprendizagem de lógica e programação em larga escala, com milhões de
participantes no mundo todo. Mesmo com variações, tais desafios não costumam permitir
personalizações no cenário ou no percurso do labirinto, oferecendo no máximo a seleção
de características do personagem. Acredita-se que um nível maior de personalização colabore
para motivar e engajar usuários, como ocorre em muitos jogos com recursos mais
sofisticados. Neste contexto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma
ferramenta capaz de gerar um jogo customizado contendo labirintos, visando motivar a
aprendizagem de conceitos fundamentais de lógica de programação. Nessa aplicação, é
possível construir cenários e labirintos personalizados, preenchendo uma lacuna observada
em outros jogos deste tipo.
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