Inadimplência no setor de prestação de serviços automotivos: um estudo na autoelétrica JF LTDA localizada em Palmeira das Missões - RS
Resumo
Diante das atuais situações de crise econômica em que as empresas estão enfrentando, se torna necessário
que as mesmas se atualizem para que consigam enfrentar momentos de instabilidade e de crises econômicas, pois
o atual cenário mostra que é de suma importância se manter inteiramente informado em como se comporta a saúde
financeira das organizações. Um dos pontos que traz muita dificuldade para as empresas é o fator de inadimplência.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar e propor soluções para o melhoramento da inadimplência
na empresa Auto Elétrica JF LTDA, localizada na cidade de Palmeira das Missões no estado do Rio Grande do
Sul. A presente pesquisa trata-se de um estudo qualitativo onde foram realizadas ligações com questões de cunho
aberto, e assim as respostas foram transcritas de maneira fiel, a fim de analisar dados reais da empresa buscando
pontos para melhoramento da situação de inadimplência. É possível observar aspectos assertivos que são relatados
pelos clientes, onde consideram que a empresa realiza com eficiência os seus serviços, desta maneira,
recomendando os serviços da mesma para outras pessoas. O método de cobranças é considerado satisfatório e a
empresa é compreensiva com os atrasos no pagamento. O que de certa forma pode estar acarretando em um
possível problema no setor financeiro, já que apesar de ser compreensiva com seu cliente, acaba por prejudicar seu
processo de cobrança, pois nem sempre consegue de fato solucionar a inadimplência do cliente. Através do
questionário respondido pelos clientes inadimplentes na empresa, foi possível constatar que existem pontos
negativos, que deixam os clientes insatisfeitos em relação a empresa. Pode-se dizer que é necessário adotar um
sistema gerencial onde os clientes tenham uma ficha cadastral com todos os dados pertinentes, para que facilite o
processo de cobrança, tornando-o mais eficaz. Implantar medidas para a melhoria do atendimento telefônico
oferecido, fazendo com que seja mais eficiente para sanar as dúvidas obtidas pelos seus clientes. Assim como,
evitar atrasos na entrega dos serviços, procurando efetuar sua entrega na data correta, conforme combinado com o
cliente. Aderir o sistema das novas tecnologias como as redes sociais, divulgando seus serviços e facilitando a
chegada de novos clientes. Como limitações do trabalho, a falta de contato com alguns clientes, a não
disponibilidade de participação a pesquisa por parte de alguns clientes e o pequeno número de inadimplentes na
empresa.
Coleções
- TCC Administração - PM [171]
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