Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorAlves, Juslei Caciele
dc.date.accessioned2021-10-22T19:01:16Z
dc.date.available2021-10-22T19:01:16Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22560
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectRelato autobiográficopor
dc.subjectPandemia de Covid-19por
dc.subjectAutoformação docentepor
dc.title(Auto)Formação docente em tempos de pandemia: relato autobiográfico do estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos estágios supervisionados nos cursos de formação docente. Especificamente, tem como objeto um estágio supervisionado realizado por meio remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia de Covid-19. Tem por objetivo geral compartilhar vivências e momentos do cotidiano do estágio no período de uma pandemia e de ensino remoto, além de refletir sobre essas experiências em minha autoformação. E por objetivos específicos prioriza apresentar minha trajetória pessoal até a entrada no curso de Pedagogia; narrar o processo auto(trans)formativo do ensino presencial para o remoto, destacando, particularmente, como foi o planejamento do estágio; descrever como se desenvolveu a atividade de estagiar em sala de aula em tempos de pandemia; e refletir sobre como o estágio foi importante para minha autoformação enquanto docente em fase inicial. Metodologicamente, este trabalho está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo autobiográfica e descritiva. Ao relatar as experiências do estágio em uma perspectiva (auto)biográfica, as opções teóricas e metodológicas ficam, necessariamente, relacionadas. Assim, o referencial teórico está organizado com base nos conceitos e definições de Josso (1988), Pérez-Gómez (1992), García (1999), Ostetto (2000) e Freire (2016). De modo geral, o estágio foi importante para minha autoformação docente à medida que fez com que eu adquirisse habilidades sociais no trato com os alunos e com os pais. Além disso, a experiência de estagiar por meio remoto permitiu que eu desenvolvesse competências no manuseio de tecnologias educacionais em rede, de plataformas de aprendizagem e de redes sociais. Por fim, espera-se com esta pesquisa contribuir com um relato de uma experiência singular de estágio por via remota a fim de se somar a outros relatos e servir de base para trabalhos futuros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples