Percepção de familiares e professores sobre os impactos da pandemia de Covid19 nas aulas de Educação Física e em atividades físicas e esportivas de crianças e adolescentes com deficiência
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos familiares e professores sobre os impactos da Pandemia de COVID19 nas aulas de Educação Física (E.F.) e em Atividades Físicas e Esportivas (AFEs) de crianças e adolescentes com deficiência. Também buscou identificar como os impactos da COVID19 interferiram no comportamento e relacionamento interpessoal dessas crianças e adolescentes, além das possíveis mudanças nas habilidades físicas e motoras durante esse período. Fizeram parte da amostra familiares e professores de E.F. de crianças e adolescentes com deficiência. O grupo dos familiares foi composto por sete (07) pessoas (seis (06) mães e um (01) pai) de crianças e adolescentes com deficiência, que estavam matriculados em escolas regulares ou instituições de ensino especial até o ano de 2019, participando prioritariamente de programas ou projetos de extensão em AFEs, enquanto o grupo dos professores de E.F. foi formado por seis (06) mulheres e um (01) homem que ministravam aulas em projetos e programas para essas crianças e adolescentes, até o ano de 2019. Como instrumento para coleta de dados foi realizada uma entrevista online com os grupos de familiares e professores, com roteiro pré-estabelecido, com perguntas abertas, constituídas em blocos. Os resultados do estudo foram divididos em seis (06) categorias, baseadas nos blocos de perguntas do roteiro de entrevista. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber algumas relações entre as respostas dos familiares com a dos professores, encontrando semelhanças, mesmo se tratando de realidades distintas. Dentre as respostas, cabe salientar que, os impactos apontados, tanto pelos familiares como pelos professores, perpassam por diferentes âmbitos, afetando o físico, motor, social e emocional das crianças e adolescentes com deficiência. Em relação as aulas de E.F. e as AFEs realizadas durante o período de pandemia, foram impactadas negativamente, pois os estudantes passaram a ficar mais em casa, sem auxílio de profissionais capacitados e consequentemente mais sedentários. Além do sedentarismo destacado por ambos os grupos, a falta de autonomia e o aumento das dificuldades nas habilidades físicas e motoras dessas crianças e adolescentes está fortemente presentes nas respostas, por conta da falta de estímulos e oportunidades nesse período. Concomitante a isso, o emocional vem sendo diretamente afetado, deixando as crianças e adolescentes, que estão sem grandes interações com o meio externo, mais tristes, nervosas e irritadas. Portanto, foi possível perceber as inúmeras restrições que a Pandemia de COVID19 trouxe aos estudantes com deficiência em relação a prática de AFEs e da E.F. nesse período, a importância das mesmas na vida dessas crianças e adolescentes, principalmente para as questões físicas, sociais e emocionais, e para os professores, a necessidade de se reinventar, diante das dificuldades, impostas pelo isolamento social.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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