dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Garcia, Daniela Gomes | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T14:40:57Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T14:40:57Z | |
dc.date.issued | 2010-12-02 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2260 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to verify and analyze the difficulties encountered by high school students from the State School of Santana do Livramento, in 2010, figures to identify and interpret spatial problems involving them. In this sense, students participated in the investigation of the third year of high school and elementary school teachers and high schools. Initially there was, how teachers approach the study of geometric concepts in elementary school, since students need when making the transition from plane geometry to the space are numerous difficulties, and later from questions posed to teachers of elementary and high school was found that geometrical concepts are poorly developed, and we need a tool to facilitate the transition from plane to space. The strategies included the use of software Plethora of Polyhedra, which is an interactive website that allows students to interact with spatial figures, checking their schedules, edges, vertices, faces, etc.., Favoring the transition from plane to space. From the use of the Plethora of Polyhedra realize that students can visualize the spatial figures starting from the plane figures and relate these perceived characteristics and properties, facilitating the interpretation of problem situations in the classroom conducted involve areas and volumes of geometric shapes space. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poliedros | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Pletora | por |
dc.title | Geometria espacial: transição do plano para o espaço com o uso da Pletora de Poliedros | por |
dc.title.alternative | Spacy geometry: transition plane for the area using the Plethora of Polyhedra | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve o propósito de verificar e analisar as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santana do Livramento, no ano de 2010, em identificar figuras espaciais e interpretar problemas envolvendo as mesmas. Neste sentido, participaram da investigação alunos do terceiro ano do Ensino Médio e professores do Ensino Fundamental e Médio. Inicialmente verificou-se, como professores abordam o estudo de conceitos geométricos no Ensino Fundamental, já que quando os alunos necessitam realizar a transição da geometria plana para a espacial encontram inúmeras dificuldades, e posteriormente a partir de questionamentos feitos à professores do ensino fundamental e médio foi constatado que os conceitos geométricos são pouco trabalhados e que necessita-se de uma ferramenta para facilitar a transição do plano para o espaço. As estratégias de ação incluíram o uso do software Pletora de Poliedros, que é um site interativo que possibilita a interação dos alunos com as figuras espaciais,
verificando suas planificações, arestas, vértices, faces, etc., favorecendo a transição do plano para o espaço.
A partir da utilização da Pletora de Poliedros percebe-se que os alunos conseguem visualizar as figuras espaciais partindo das figuras planas e relacionam estas percebendo suas características e propriedades, facilitando a interpretação de situações-problema realizadas em sala de aula envolvendo áreas e volume das formas geométricas espaciais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |