Geometria espacial: transição do plano para o espaço com o uso da Pletora de Poliedros
Abstract
Este trabalho teve o propósito de verificar e analisar as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santana do Livramento, no ano de 2010, em identificar figuras espaciais e interpretar problemas envolvendo as mesmas. Neste sentido, participaram da investigação alunos do terceiro ano do Ensino Médio e professores do Ensino Fundamental e Médio. Inicialmente verificou-se, como professores abordam o estudo de conceitos geométricos no Ensino Fundamental, já que quando os alunos necessitam realizar a transição da geometria plana para a espacial encontram inúmeras dificuldades, e posteriormente a partir de questionamentos feitos à professores do ensino fundamental e médio foi constatado que os conceitos geométricos são pouco trabalhados e que necessita-se de uma ferramenta para facilitar a transição do plano para o espaço. As estratégias de ação incluíram o uso do software Pletora de Poliedros, que é um site interativo que possibilita a interação dos alunos com as figuras espaciais,
verificando suas planificações, arestas, vértices, faces, etc., favorecendo a transição do plano para o espaço.
A partir da utilização da Pletora de Poliedros percebe-se que os alunos conseguem visualizar as figuras espaciais partindo das figuras planas e relacionam estas percebendo suas características e propriedades, facilitando a interpretação de situações-problema realizadas em sala de aula envolvendo áreas e volume das formas geométricas espaciais.