Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014 – 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do PIBID
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Data
2021-01-27Primeiro membro da banca
Richit, Adriana
Segundo membro da banca
Noguti, Fabiane Cristina Höpner
Terceiro membro da banca
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta dissertação é identificar aspectos do desenvolvimento profissional favorecidos na trajetória acadêmica de licenciados em Matemática (2014-2019), participantes do Pibid Matemática/UFSM, considerando aprendizagens e conhecimentos profissionais. Para tanto, o trabalho tem como base os pressupostos teóricos do desenvolvimento profissional, levando em consideração que esse é um processo pelo qual professores revisam, renovam e aprimoram a sua prática docente. Portanto, essa iniciativa inclui reflexões e mudanças que acarretam em uma transformação do professor. Por meio de uma abordagem qualitativa, orientada pela técnica da análise de conteúdo, esse trabalho é estruturado no formato multipapper. Desse modo, cada manuscrito possui um objetivo específico, a saber: caracterizar a trajetória de licenciados no Curso de Matemática, participantes do Pibid Matemática/UFSM, no período de 2014 a 2019; investigar articulações entre teoria e prática a partir de entendimentos de licenciados participantes do Pibid Matemática/UFSM e do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática; e analisar impressões reveladas por Bolsistas de Iniciação à Docência sobre experiências decorrentes de sua participação no Pibid Matemática/UFSM, no período de 2014 a 2018. A produção de dados se constitui com base na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC-2013); dos relatórios emitidos pelo Sistema de Informações Educacionais (SIE/UFSM); e dos documentos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid Matemática/UFSM), vigente no período de 2014 a 2018. Além disso, os três manuscritos consideram o exame realizado sobre as perguntas de um questionário respondido por 18 sujeitos. Dentre os resultados, constata-se que o Curso teve 572 ingressos vinculados ao PPC-2013, dos quais 78 (13,64%) se formaram; 160 (27,97%) permaneceram como alunos regulares; e 334 (58,39%) evadiram. No que tange à participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão registrados no GAP/UFSM, a porcentagem concernente ao Pibid possuía o maior número de participantes egressos. Conforme a análise do PPC-2013, são esses os aspectos favorecidos que relacionam teoria e prática e se referem à Matemática: Tratamento da Matemática Escolar; Ensino de Matemática: reflexões didático-pedagógicas; Pesquisa empírica no ambiente escolar; e Trabalho de Conclusão de Curso. Em relação ao Pibid Matemática/UFSM, além de a iniciativa ter favorecido a permanência dos discentes e a conclusão do Curso, tais aspectos estão associados às dimensões anteriormente identificadas. Isto é, a Matemática e o Ensino de Matemática se conectam com os Processos de ensino em sala de aula; a Aprendizagem matemática dos alunos; e a Inserção no ambiente escolar, além das Rupturas na Cultura Profissional: autonomia profissional; da Reflexão sobre a prática; da Investigação sobre a prática; do Professor pesquisador; das Representações sociais; e do Trabalho colaborativo a partir do apoio mútuo.
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