Competências gerenciais: um estudo de caso com coordenadores de curso de pós-graduação stricto sensu da UFSM
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Data
2020-03-05Primeiro membro da banca
Maehler, Alisson Eduardo
Segundo membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Metadata
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Este estudo tem por objetivo geral analisar as competências gerenciais necessárias ao cargo de coordenador de curso de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Santa Maria, visando contribuir com uma proposta de capacitação. A metodologia se classifica quanto a sua natureza como qualitativa e quantitativa. E seu objetivo de pesquisa denomina-se como descritivo e a estratégia de pesquisa como estudo de caso. O procedimento de coleta de dados foi desenvolvido em três etapas. A primeira etapa foi por meio da análise de documentos da instituição estudada e fichas CAPES. A segunda etapa, por meio de entrevista semiestruturada com oito coordenadores de curso de pós-graduação, os quais foram escolhidos por meio de amostra aleatória simples, através de sorteio, tendo como critério conceito CAPES (2017). A terceira etapa foi o questionário, o qual foi baseado, em sua primeira parte, em Quinn et al. (2003) e Comin et al. (2017); e, a segunda, em Yulk (1998) e Fleck (2008), sendo enviado aos 59 coordenadores de curso stricto sensu da UFSM via Googles Docs, obtendo-se um retorno de 25 questionários. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo para as perguntas abertas, mediante categorias de análises, quadros-resumo e trechos das falas das entrevistas; e também através do Software Excel e programa estatístico SPSS, para os questionamentos fechados. Quanto aos resultados, destaca-se que o entendimento, quanto à palavra competência, mais citado por quatro coordenadores foi habilidades. E em relação à expressão competências gerenciais, houve diversos entendimentos, tais como: rotinas de uma pós-graduação associadas ao cargo; inovação; gestão; habilidades. Além disso, as competências fundamentais mais referidas na visão dos coordenadores para ocupar um cargo de coordenador de curso de pós-graduação stricto sensu foram: conhecimentos, organização e relações interpessoais. Quanto aos questionários, as competências em relação ao papel dos líderes que tiveram maior destaque foram Coordenador (91,3%), Mentor (89,9%) e Monitor (88,1%). Em relação ao comportamento gerencial, os constructos destacados foram: Informar (91,4%), Apoiar (89,7%) e Reconhecimento (86,9%). Por fim, diante das sugestões referentes às capacitações, foram relevantes: a necessidade de trocas de informações entre os coordenadores; capacitações específicas para habilidades; como mexer em sistemas; planejamento estratégico; como gerenciar pessoas; cursos mais técnicos com maior carga horária; ter um profissional da área de administração auxiliando; e também foi mencionado manual ou cartilha para o coordenador. Logo, o produto final proposto denomina-se Seminário Integrado de Capacitação, o qual terá espaço para os coordenadores conversarem entre si, capacitação para novos coordenadores de cursos de pós-graduação stricto sensu e reciclagem para os que já estão no cargo.
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