Análise de instanciações de gêneros de texto da família dos argumentos na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio
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Data
2019-12-18Primeiro membro da banca
Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
Segundo membro da banca
Olioni, Raymundo da Costa
Terceiro membro da banca
Rottava, Lucia
Quarto membro da banca
Cabral, Sara Regina Scotta
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo tem como objetivo principal investigar, com foco nos sistemas
semântico-discursivos de Avaliatividade e de Periodicidade, textos que instanciam
gêneros de texto da família dos argumentos e suas finalidades em Livros Didáticos de
Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Para atingir tal propósito, a pesquisa se
fundamenta na perspectiva teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional
(LSF), especialmente nos estudos sobre análise de gêneros de textos (MARTIN; ROSE,
2008, ROSE; MARTIN, 2012). Adotamos como universo de análise três livros didáticos
da coleção de Língua Portuguesa para o Ensino Médio mais distribuída, do triênio 2015-
2017 (BRASIL, 2015), oferecida pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) às
escolas públicas de ensino básico. Selecionamos a coleção Português Linguagens, de
autoria de Cereja e Magalhães (2013) como corpus, mais especificamente, os textos com
potencial para instanciar os gêneros Exposição e Discussão usados em capítulos
nomeados de Produção de textos. Os procedimentos analíticos do corpus atenderam aos
seguintes passos: a) análise das três variáveis constituintes do contexto de situação que
determinam o registro dos textos: campo, relações e modo (HALLIDAY, 1989; EGGINS;
MARTIN, 1994; MARTIN; ROSE, 2007; MATTHIESSEN, 2015); b) análise do sistema
semântico-discursivo de Avaliatividade (MARTIN, 1992, MARTIN; WHITE, 2005); c)
análise do sistema semântico-discursivo de Periodicidade (MARTIN, 1992; MARTIN;
ROSE, 2007); d) confirmação do propósito sociocomunicativo de cada texto e da estrutura
esquemática do gênero (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2010; ROSE;
MARTIN, 2012); por fim, e) análise e reflexão dos resultados obtidos nos procedimentos
anteriores para verificação de como a perspectiva de gêneros da LSF pode contribuir para
o ensino e aprendizagem de leitura e escrita dos gêneros argumentativos – Exposição e
Discussão – no contexto escolar do Ensino Médio (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE;
DEREWIANKA, 2010; ROSE; MARTIN, 2012, EMÍLIA; CHRISTIE, 2013, HALLIDAY;
MATTHIESSEN, 2014). Essa análise conjunta evidenciou que os textos do corpus
instanciam como dominante o gênero Exposição. Em relação ao sistema semânticodiscursivo
de Avaliatividade, verificamos na etapa Argumento maior ocorrência do
subsistema de atitude, cujas marcas avaliativas tanto positivas quanto negativas podem
ser entendidas como potencializadores da construção argumentativa. Na etapa Tese,
predominam avaliações de julgamento e de apreciação. No que se refere à etapa
Reiteração de Tese, são recorrentes avaliações de apreciação e julgamento. Sobre o
sistema semântico-discursivo de Periodicidade, foi possível verificar que os textos
seguem um ritmo previsível, sinalizado por MacroTema, hiperTema bem como hiperNovo
e macroNovo. Esses recursos, com maior ou menor proeminência textual, facilitam o
desenvolvimento do texto, de forma a propiciar o acompanhamento das informações do
texto. A etapa Tese aparece no HiperNovo, a etapa Argumentos está nos HiperTemas e
a etapa Reiteração da Tese realiza MacroNovo ou HiperNovo. Por fim, entendemos que
são explorados poucos aspectos linguísticos em relação às características do gênero de
texto Exposição nos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio
analisados neste estudo.
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