Produção de material didático para a leitura e escrita do gênero narrativa sob a perspectiva da Escola de Sydney
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Data
2021-05-20Primeiro membro da banca
Fuzer, Cristiane
Segundo membro da banca
Barbosa, Maria do Rosário da Silva Albuquerque
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de um material didático sobre narrativas literárias para uma turma de 7º ano do ensino fundamental, seguindo os preceitos da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) com o intuito de desenvolver habilidades de leitura e escrita na referida turma, o que pode promover um melhor desempenho no grau de letramento dos alunos, bem como proporcionar aos demais professores de Língua Portuguesa uma metodologia diversa daquelas apresentadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa que possa auxiliá-los em suas aulas. Para a elaboração das atividades no material didático, utilizamos como texto-modelo a narrativa “Uma história de assombração” (CARPANEDA; BRAGANÇA, 2007), e as atividades foram construídas com base nas orientações fornecidas pela Pedagogia com base em Gêneros de Texto evidenciando as estratégias para leitura e escrita estabelecidas pelo Ciclo de Ensino e Aprendizagem proposto pela escola australiana, com foco na terceira fase do projeto denominada Reading to Learn: Preparação para a leitura (Desconstrução), Construção Conjunta e Escrita Individual. Além disso, no que se refere à análise linguística, as questões que constituem o material apresentam relação com as três metafunções - ideacional, interpessoal e textual - de acordo com a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Dessa forma, o material didático é dividido em três módulos que correspondem às etapas do Ciclo de Ensino e Aprendizagem: (1) Preparação para a leitura (Desconstrução); (2) Construção Conjunta; (3) Escrita Individual. Em cada módulo, apresentamos um Plano de Atividades composto pelos dados de identificação da escola, da turma e o período de aplicação das atividades correspondentes a cada etapa. Da mesma forma, destacamos o tema da aula, os passos a serem seguidos para o desenvolvimento das atividades, a metodologia, os recursos utilizados e a avaliação do desempenho dos estudantes nas tarefas propostas. À medida que, no Plano, as atividades (ROSE, 2015) vão sendo apresentadas, inserimos e destacamos vários itens denominados “Instruções ao Professor”, a fim de disponibilizar aos docentes orientações para a aplicação das tarefas. Nossa pretensão é, com o material aqui apresentado, fornecermos subsídios para um trabalho produtivo em sala de aula e também motivarmos o desenvolvimento de novas propostas para o ensino de leitura e escrita do gênero narrativa conforme as estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem.
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