Práticas de letramentos em um programa de formação inicial de professores de língua inglesa
Visualizar/ Abrir
Data
2021-01-19Primeiro membro da banca
Kummer, Daiane Aline
Segundo membro da banca
Heberle , Viviane Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa busca investigar as práticas de letramentos vivenciadas/mobilizadas por professores em formação inicial, participantes de uma comunidade de prática (WENGER; TRAYNER, 2011), a qual promove a formação de professores de inglês e oferta educação linguística à comunidade acadêmica e santa-mariense. Essa comunidade de prática configura-se como um contexto de aprendizagem coletivo, em que membros relativamente novos e os relativamente mais experientes interagem e aprendem (LAVE; WENGER, 1991). Para compreendermos essa comunidade de prática, analisamos o material didático produzido nesse contexto, com o intuito de identificarmos as concepções de letramentos (ROJO, 2004; MOTTA-ROTH, 2008; FREIRE, 1989) que subjazem às atividades, utilizando como categorias semânticas os letramentos como: a) processamento de decodificação; b) processamento cognitivo e; c) processamento crítico. E, analisamos também, o discurso dos participantes (monitores, tutores e orientadoras), com o objetivo de mapearmos as práticas de letramentos (STREET, 2014 [1995]) dessa comunidade. Nesse sentido, o corpus desta investigação compreende duas unidades didáticas, denominadas “Lendo abstracts”, que enfoca o ensino da compreensão escrita, e “Tourism”, voltada para o ensino das quatro habilidades (compreensão e produção oral e escrita). E, também, 11 entrevistas semiestruturadas, organizadas por meio de grupos focais (monitor, tutor e professora formadora), que foram analisadas a partir da metafunção ideacional e lógica da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise do material didático, identificamos que na unidade “Lendo abstracts” a concepção de letramentos como processamento cognitivo prevalece, representando 75,4% das atividades, contra apenas 24,6% dos letramentos como processamento crítico. Em contrapartida, na unidade “Tourism”, a exploração dos letramentos acontece de forma mais equilibrada, 51,51% das atividades estão vinculadas ao processamento crítico e 48,48% ao processamento cognitivo. Em ambas as unidades, as práticas de leitura mais recorrentes são de nível médio e baixo de complexidade, isto é, práticas mais complexas e abstratas não são recorrentes. Em relação à análise do discurso dos participantes entrevistados, identificamos que as representações variam de acordo com o grupo ao qual pertencem. Identificamos quatro grupos dentro dessa comunidade: os monitores, os tutores, os mentores e as formadoras. Destacamos que o discurso das professoras formadoras e dos tutores, quando comparados ao dos monitores, apresentam uma visão mais abrangente e complexificada das práticas de letramentos dessa comunidade, vinculadas aos diferentes papéis atribuídos ao projeto, aos professores em formação e aos formadores. Por fim, a análise dos discursos também possibilitou identificamos que as práticas de letramentos da comunidade parecem estar assentadas em duas perspectivas de aprendizagem: a sociocultural e a cognitivista, convergindo com a análise da materialização das concepções de letramentos que subsidiam as unidades didáticas analisadas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: