O conceito de cultura no contexto da internacionalização: discursos no âmbito do Programa Idiomas Sem Fronteiras
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Data
2020-02-18Primeiro membro da banca
Carneiro, Maria Clara da Silva Ramos
Segundo membro da banca
Scherer, Anelise Scotti
Metadata
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A presente pesquisa tem como tema principal o conceito de cultura atrelado ao ensino de línguas. Este trabalho está em consonância com a linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Devido à necessidade de combater visões de cultura que comparam grupos sociais e nações para supervalorizar uns em detrimento de outros, e o dever de combater estereótipos culturais e debater a diversidade e multiplicidade como condição do mundo atual, essa pesquisa busca investigar discursos sobre o conceito de cultura no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O programa IsF está presente em diferentes IES e é um grande incentivo para a internacionalização das universidades brasileiras, através da oferta de cursos de inglês online e presenciais, e residência docente para professores de línguas. De acordo com Motta-Roth (2006), dentro da área de Linguística Aplicada não um há conceito monolítico de cultura, com um só discurso, coeso e coerente, provavelmente por ser uma área interdisciplinar que dialoga com outras áreas. Com isso, serão considerados os conceitos de cultura: cultura com “c minúsculo” ou como gênero discursivo, cultura com “C maiúsculo” e “alta cultura”. A pesquisa está baseada na análise qualitativa de percepções sobre o conceito de cultura no âmbito do Programa IsF a partir de dois conjuntos de dados: 1) Programas de cursos ofertados pelo Programa; e, 2) questionários com professores de inglês em residência docente e alunos que participaram do curso “Diferenças Culturais” na UFSM. Os resultados apontam para a ocorrência dos três conceitos de cultura, com ênfase em “C maiúsculo” e “c minúsculo” ou cultura como gênero discursivo. Os Programas de curso apontaram com maior destaque para “C maiúsculo”, já os professores e alunos tiveram discursos mais equilibrados sobre os conceitos. Portanto, pode-se dizer que os discursos sobre cultura no IsF se encaminham para representações de conceito mais atuais desse tema.
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