dc.creator | Debortolli, Viviane Aparecida Pandolfo | |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T19:51:49Z | |
dc.date.available | 2021-11-16T19:51:49Z | |
dc.date.issued | 2020-02-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22823 | |
dc.description.abstract | In this paper we aim to analyze the presence and importance of the soundscape in
three works of the Brazilian writer Charles Kiefer. The term soundscape has its origin in
the study of acoustics and it is associated to all the sounds presented in a determined
place or ambient. For instance, in the fictional text, it is related to all sounds presented
in the narrative. O Pêndulo do Relógio (1984), Valsa para Bruno Stein (1986) and A
Face do Abismo (1988) form the corpus of analysis that has as its main theoretical
sources the works of the Canadian composer and musicologist Murray Schafer and of
the musician, teacher and writer Gérson Werlang. This essay was divided in four
chapters. Chapters one, two and three are dedicated to the analysis of the soundscape
in the chosen works of Charles Kiefer. The analysis follows the same order of
publication of the books. In the first one, the sonic aspects are evidenced and also the
way the sounds influence the acts of the protagonist. The second chapter stands out
that the novel has the same structure of the waltz. Chapter three covers more than
eighty years of sonic aspects of the community where the story takes place. The fourth
and last chapter draws a panorama of sonic representations that appear as repetitions
in the three novels, elucidating the particularities in each of them, in the way that they
are represented in the texts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Paisagem sonora | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Charles Kiefer | por |
dc.subject | Soundscape | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.title | A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo. | por |
dc.title.alternative | The soundscape in the works of Charles Kiefer: a study on The pendulum of the clock, Waltz for Bruno Stein, and The face of the abyss. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esse estudo é uma tentativa de evidenciar a presença e a importância da paisagem sonora
em três livros do escritor Charles Kiefer. Termo proveniente dos estudos da acústica, a
paisagem sonora está associada a todos os sons presentes em dado ambiente. Em
extensão, no texto literário ficcional ela está associada aos sons que compõe a atmosfera
nas narrativas. O Pêndulo do Relógio (1984), Valsa para Bruno Stein (1986) e A Face do
Abismo (1988) formam o corpus de análise que tem como principal alicerce teórico os textos
do compositor, educador e musicologista Murray Schafer, e sua transposição para a
literatura a partir de estudos de Gérson Werlang (2011). O trabalho foi dividido em quatro
capítulos, cujos três primeiros são dedicados para análise específica de cada um dos livros.
A análise segue a mesma ordem da publicação: no primeiro, são evidenciados os aspectos
sonoros e a maneira como a sonoridade impacta nas ações do protagonista; o segundo
parte do princípio de que o livro está estruturado no mesmo compasso da valsa e a partir
desse pressuposto percorre os vestígios desta e de outras artes no texto, especialmente
através da atmosfera musical; o terceiro capítulo elabora um breve percurso das mudanças
sonoras ocorridas em mais de oitenta anos no local em que a história se desenvolve. O
último capítulo traça um panorama de representações sonoras que se repetem ao longo dos
três livros, elucidando as particularidades de cada uma nas histórias, ou seja, a maneira
como elas se apresentam em cada um dos textos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Werlang, Gérson Luís | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0962194447635657 | por |
dc.contributor.referee1 | Trombetta, Gerson Luis | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Raquel Trentin | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0739137590326793 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |