A escrita de relatos biográficos com base na pedagogia de gêneros de texto: ideação e avaliativiade na perspectiva sistêmico-funcional
Visualizar/ Abrir
Data
2021-05-27Primeiro coorientador
Reis, Susana Cristina dos
Primeiro membro da banca
Rottava, Lucia
Segundo membro da banca
Oliveira, Sandra Maria do Nascimento de
Terceiro membro da banca
Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly
Quarto membro da banca
Negreiros, Gil Roberto Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese tem por objetivo geral analisar recursos linguísticos dos sistemas discursivos de IDEAÇÃO e de AVALIATIVIDADE que evidenciem a instanciação do gênero relato biográfico em textos produzidos por alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental durante a dinamização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Escola de Sydney. Sob o alicerce teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 1999; 2004; 2014), com foco nos sistemas discursivos de IDEAÇÃO (MARTIN, 1992; MARTIN; ROSE, 2007) e de AVALIATIVIDADE (MARTIN; WHITE, 2005), nos pressupostos do gênero relato biográfico (MARTIN; ROSE, 2008; CRHISTIE; DEREWIANKA, 2008) e na Pedagogia com base em Gêneros de Texto (ROSE; MARTIN, 2012), foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir dos métodos exploratório e da pesquisa-ação. Com o estudo exploratório, buscou-se por textos prototípicos do gênero relato biográfico no site Museu da pessoa, a fim de modelar atividades de leitura e escrita desse gênero de texto, em um caderno didático. Essas atividades foram dinamizadas em uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), realizada em contexto de ensino, no âmbito do Programa de Extensão Ateliê de Textos (FUZER, 2016, 2021), considerando as Estratégias de Desconstrução, Construção Conjunta e Construção Individual do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (ROSE; MARTIN, 2012) e as estratégias de escrita diagnóstica e socialização, utilizadas pelo programa Ateliê de Textos. Com o propósito de investigar quais recursos linguísticos dos sistemas discursivos de IDEAÇÃO e de AVALIATIVIDADE evidenciam instanciação do gênero relato biográfico em textos produzidos por estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, durante a dinamização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Escola de Sydney, e revelam aprendizagem, foram analisadas a versão diagnóstica, a versão 1 e a versão final das produções desses alunos. Os resultados mostraram a aproximação do relato biográfico a partir de recorrências de: 1) processos Materiais e Relacionais para revelar ações do fazer e significados do ser e do identificar para o biografado; 2) circunstâncias de localização de tempo e de lugar, de acompanhamento e de causa razão para revelar sequência temporal para as atividades, indicar o lugar em que ocorreram os eventos, os participantes envolvidos e os motivos para os comportamentos e as ações; 3) relações de similaridade repetição e de contraste oposição converso e série ciclo para representar os campos de experiência dos textos e o mundo social do biografado; 4) avaliações de afeto felicidade e satisfação, de julgamento de normalidade, capacidade e tenacidade e de apreciação valoração para o biografado, seu comportamento, as coisas e as pessoas relacionadas a ele. Esses resultados indicaram avanços nos textos dos alunos, a necessidade de considerar o caminho percorrido desde a versão diagnóstica até a versão final, a importância da escolha do gênero a ser estudado e da análise linguística prévia pelo professor antes de desenvolver seu trabalho em sala de aula.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: