Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorKipper, Daiane
dc.date.accessioned2016-11-01T13:48:03Z
dc.date.available2016-11-01T13:48:03Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2285
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn this paper, the mathematics teachers of the State Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, located in Santa Cruz do Sul-RS, were investigated whether and how they are using the information and communication technologies (ICT) in teaching your doing in grades of elementary school and whether there are initial or continuing training of teachers in ICT in education. First we held a bibliographic survey concerning to the use of ICT in teaching, especially in mathematics. The second part of this study was through the visit to this institution, as well as through a semi-open interview with the surveyed teachers in order to investigate the methods used by mathematics teachers for the integration of ICT in mathematics classes and their update to use the same. When performing the search we realized that only one of the surveyed teachers uses ICT to enhance the teaching of mathematics. He also seeks to upgrade himself in the method. Based on these data we saw the need for the updating of teachers of the elementary school final grades for the use of ICT in the teaching of mathematics, because the school has sufficient resources for education mediated by these technologies. Accordingly, it is necessary to create, in conjunction with the management, an educational planning focused on the use of ICT in the teaching practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titlePotencialidades do ensino-aprendizagem de Matemática mediado pelas tecnologias na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário em Santa Cruz do Sul - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semi-abertas com os professores pesquisados, a fim de pesquisar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração dos TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos suficientes para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples