Potencialidades do ensino-aprendizagem de Matemática mediado pelas tecnologias na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário em Santa Cruz do Sul - RS
Abstract
Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semi-abertas com os professores pesquisados, a fim de pesquisar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração dos TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos suficientes para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]