Influência do período de projeto sobre o retorno financeiro associado aos custos de implantação de uma rodovia
Resumo
A necessidade de uma eficiente infraestrutura de transportes para que economicamente, o Brasil e do estado do Rio Grande do Sul, possam competir com seus concorrentes, justifica a ampliação de suas malhas viárias. Dentre as rodovias que apresentam essa necessidade, se encontra a RSC-287, que é responsável por ligar as cidades de Santa Maria e região com a capital Porto Alegre, e que faz parte do plano de concessão do estado do RS sendo sua duplicação parte do escopo da futura concessionária. Tendo isso em vista, o estudo teve como objetivo identificar economicamente a melhor alternativa estrutural para a duplicação, atendendo a um período de projeto de 30 anos, e assim determinando a influência que o período de projeto exerce sobre o retorno financeiro. Dessa forma, desenvolveu-se estruturas de rodovias através do Método do DNER e do programa MeDiNa para posterior comparação econômica dos resultados encontrados. Constatou-se como a melhor alternativa para duplicação da RSC-287, uma rodovia de CA Modificado por Polímero, com 6 anos de vida útil, recebendo reforços de 6 em 6 anos até completar o período de projeto. Além disso, verificou-se que a execução do Concreto Asfáltico é a etapa mais onerosa do projeto, representando mais de 60% dos custos diretos da obra, sendo que, os grandes responsáveis pelo elevado custo desta etapa são os ligantes asfálticos utilizados. Por fim, ainda pode-se concluir que, para as premissas adotadas neste estudo, o Método do DNER encontra-se desatualizado pois dimensiona pavimentos que não atendem ao período de projeto.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [271]
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