Utilização do sistemas MEDINA e LVECD para análise de pavimentos: avaliações dos níveis de tráfego e espessuras da camada de concreto asfáltico
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Data
2020-08-26Autor
Vieira, Antônio Daniel Boff
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Ciente da frequente recorrência do surgimento de trincas por fadiga nos pavimentos
asfálticos brasileiros e que o atual método de dimensionamento não contempla tal
fenômeno, o DNIT apresentou o MeDiNa, que se trata de um software com potencial
de se tornar o novo método de dimensionamento nacional, que foi concebido
visando unir a mecânica de pavimentos com a praticidade, não necessitando de
ensaios laboratoriais tão complexos. Este estudo busca comparar os resultados do
MeDiNa com os provenientes do software LVECD, que se baseia no modelo
viscoelástico de dano contínuo e calcula a danificação da camada de concreto
asfáltico levando em conta as propriedades viscoelásticas da mistura. Para
contrastá-los, foi simulado distintos níveis de tráfego e em diferentes configurações
de pavimento, sendo escolhido como estrutura de referência um trecho monitorado
pela UFSM desde 2013, em que é conhecida a estrutura do pavimento, o tráfego e a
curva da porcentagem de área trincada, servindo assim para ter noção da acurácia
de ambos. Baseado nas observações feitas, os dois programas computacionais
fizeram previsões coerentes com o encontrado nos levantamentos de campo.
Entretanto, para alguns casos considerados e dentro das limitações aplicadas a este
estudo, é possível afirmar que há diferenças significativas nas previsões da
porcentagem de área trincada entre o LVECD e o MeDiNa, especialmente para
tráfegos com número de solicitações elevado. Além disso, a espessura de concreto
asfáltico mostrou-se extremamente importante no percentual de área trincada
prevista e consequentemente no número de solicitações admissíveis do pavimento
até o seu colapso por fadiga.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [271]
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