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dc.contributor.advisorWolff, Silvia Susana
dc.creatorMarques, Bibiana Machado
dc.date.accessioned2021-11-19T14:11:16Z
dc.date.available2021-11-19T14:11:16Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22877
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectBalépor
dc.subjectEducação somáticapor
dc.titleA constante descoberta do balé em mim: processo de composição em dança a partir da escuta do corpopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationDança-Bachareladopor
dc.description.resumoNeste Relatório de Conclusão de Curso apresento a pesquisa que realizei na disciplina de Laboratório de técnica, criação, composição e performance em dança I e II, ocorridas respectivamente no primeiro e segundo semestres de 2016, no curso de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Dediquei-me a um processo de criação em dança com base em abordagens somáticas do movimento, tendo como investigação as possibilidades poéticas que surgem ao aceitar e valorizar a individualidade. A partir de uma observação crítica de minha trajetória corporal na dança, reflito sobre os padrões corporais impostos pela prática do balé tradicional, e suas consequências no desenvolvimento físico e cognitivo na formação de um bailarino. A partir destas reflexões, questiono o lugar desta técnica em minha prática artística e de que modo posso adaptá-la a meu favor, possibilitando a expansão da minha poética individual na dança. Este é também um relato do processo criativo da obra artística coletiva chamada “Três Marias”, que corresponde ao trabalho de conclusão da primeira turma do curso citado. Nesta obra, abordamos tanto o tema da minha pesquisa quanto o das outras duas formandas, com a proposta de um corpo disponível, que mergulha em suas inquietações respeitando a individualidade, reconhecendo o autoconhecimento como o fio condutor que borda o espetáculo. A metodologia e os objetivos de minha pesquisa foram sendo construídos ao longo do processo criativo, amparados na abordagem somático-performativa de pesquisa em dança, compreendendo o corpo e suas inquietações como eixo norteador de investigação. O texto também é compreendido como desdobramento do corpo, buscando aproximar-se das minhas características pessoais, minhas curvas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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