A constante descoberta do balé em mim: processo de composição em dança a partir da escuta do corpo
Resumo
Neste Relatório de Conclusão de Curso apresento a pesquisa que realizei na
disciplina de Laboratório de técnica, criação, composição e performance em dança I
e II, ocorridas respectivamente no primeiro e segundo semestres de 2016, no curso
de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Dediquei-me
a um processo de criação em dança com base em abordagens somáticas do
movimento, tendo como investigação as possibilidades poéticas que surgem ao
aceitar e valorizar a individualidade. A partir de uma observação crítica de minha
trajetória corporal na dança, reflito sobre os padrões corporais impostos pela prática
do balé tradicional, e suas consequências no desenvolvimento físico e cognitivo na
formação de um bailarino. A partir destas reflexões, questiono o lugar desta técnica
em minha prática artística e de que modo posso adaptá-la a meu favor,
possibilitando a expansão da minha poética individual na dança. Este é também um
relato do processo criativo da obra artística coletiva chamada “Três Marias”, que
corresponde ao trabalho de conclusão da primeira turma do curso citado. Nesta
obra, abordamos tanto o tema da minha pesquisa quanto o das outras duas
formandas, com a proposta de um corpo disponível, que mergulha em suas
inquietações respeitando a individualidade, reconhecendo o autoconhecimento como
o fio condutor que borda o espetáculo. A metodologia e os objetivos de minha
pesquisa foram sendo construídos ao longo do processo criativo, amparados na
abordagem somático-performativa de pesquisa em dança, compreendendo o corpo
e suas inquietações como eixo norteador de investigação. O texto também é
compreendido como desdobramento do corpo, buscando aproximar-se das minhas
características pessoais, minhas curvas.