Repercussões do PNAIC nas políticas de formação continuada para professores de educação infantil no município de Santa Maria – RS
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Data
2020-09-11Primeiro membro da banca
Kehler, Gabriel dos Santos
Segundo membro da banca
Segat, Taciana Camera
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Assim, também buscamos identificar de que maneira as formações continuadas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) repercutiram no trabalho docente dos professores de Educação Infantil e nas políticas de formação continuada do município de Santa Maria – RS. Tendo em vista que o PNAIC é um programa que tem por objetivo qualificar os professores em suas práticas de alfabetização, nos chama atenção que a Educação Infantil tenha sido inserida em tal proposta, tendo em vista que esta etapa não tem como objetivo alfabetizar, nem preparar para o ingresso no Ensino Fundamental. Além disso, identificamos uma nova proposta de formação continuada no município, o Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), que surge como uma repercussão do PNAIC, gerando desconforto por parte dos professores de Educação Infantil, que foram separados entre creche e pré-escola para vivenciarem os processos formativos. Não bastasse a etapa ser dividida, os professores de pré-escola ainda foram agrupados aos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, em uma formação claramente voltada à alfabetização. No decorrer da escrita, essas e outras questões são problematizadas. Como aporte teórico para a realização da pesquisa, utilizamos as escritas de Kuhlmann Jr. (2003), Oliveira (2010), Tardif e Lessard (2008), Hypolito (1997), Ferreira (2019), além de outras obras e documentos pertinentes às temáticas abordadas. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa se sustentou na abordagem do Ciclo de Políticas (BALL, 1994) (MAINARDES, 2006), utilizando, como instrumentos para a produção dos dados, as entrevistas semiestruturadas e o questionário online, contando com a participação de oito sujeitos. Assim, identificamos que as formações empreendidas pelo PNAIC na Educação Infantil, no município de Santa Maria – RS, tiveram várias interpretações e sua execução se deu devido às concepções dos sujeitos responsáveis por colocá-lo em prática, diante de muitas fragilidades e situações de descaso por parte do governo. Nesse contexto, presenciamos a criação de um outro Programa de formação continuada – PROMLA – que também não garantiu os subsídios necessários para um processo formativo de qualidade e que respeitasse as especificidades de cada faixa etária de modo contextualizado, reforçando discursos e práticas de ensino preparatórias e tradicionais.
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